logo-light-compila.png

Saiba como praticar sustentabilidade nas empresas

A sustentabilidade nas empresas é um conceito que anda em voga porque elas têm um papel fundamental na sociedade: geram renda, empregos e facilitam a vida das pessoas com seus produtos e serviços. Nesse sentido, a adoção de medidas sustentáveis pelas empresas interfere diretamente nas relações ambientais, de trabalho e na sua própria manutenção.

Saiba que tornar a sua empresa sustentável não é tão difícil quanto parece! No entanto, é importante contar com uma boa estratégia e ter cuidado na hora de adotar determinadas medidas.

Continue a leitura deste post e conheça 5 atitudes essenciais para tornar a sua empresa sustentável de forma eficiente!

Faça uma revisão na infraestrutura

Revisar e até mesmo alterar o espaço físico e os equipamentos da sua empresa é um investimento importante, pois no médio prazo pode reduzir desperdícios e prevenir gastos maiores com problemas graves.

Portanto, fazer a revisão dos sistemas elétricos e hidráulicos é uma medida inicial eficiente, assim como dos equipamentos de uso cotidiano — impressoras, condicionadores de ar etc. Trocar a iluminação (fluorescente por LED) também é uma boa medida, pois você reduz o impacto no ambiente e diminui os gastos com energia.

Controle o estoque

O desperdício é um dos grandes “vilões” quando se fala em sustentabilidade. Na empresas, muitas vezes ele está diretamente associado a um controle de estoque ineficiente. Nesse sentido, um bom sistema de controle de estoque é fundamental para racionalizar os custos e evitar desperdícios.

Por meio de um sistema a empresa pode gerenciar melhor o que compra e quando compra, além de evitar a diminuição das vendas por falta de produtos.

Invista em boas parcerias locais

Parcerias locais são essenciais para uma empresa que deseja ser sustentável. Muitas vezes a empresa quer efetivar uma medida sustentável — a separação de resíduos sólidos, por exemplo — mas não consegue porque não investe nas parcerias necessárias.

Observe se na sua região existem potenciais parceiros que tenham responsabilidade ambiental, como empresas ou cooperativas que recolham resíduos sólidos, ou fornecedores que também se preocupam com sustentabilidade e proponha parcerias.

Identifique alternativas

Analisando de forma mais detalhada alguns aspectos da sua empresa, você pode tomar alternativas direcionadas e, por consequência, mais eficientes. Se o gasto com energia elétrica é muito alto, por exemplo, você pode considerar investir em energia solar. Além de ser uma forma de energia limpa, no longo prazo essa medida pode reduzir em até 95% o valor da conta de energia.

Dependendo dos produtos utilizados na empresa, a coleta seletiva pode ser uma fonte de renda. O uso de materiais recicláveis ou reutilizáveis pode significar, além de economia de recursos, a adesão de toda a equipe, promovendo a conscientização ambiental entre os trabalhadores.

Portanto, é importante avaliar as especificidades da empresa para decidir como e onde agir.

Use tecnologias de ponta

Um bom sistema de gestão de empresas, também chamado de ERP, pode contribuir muito nos pontos citados acima se utilizado em todo seu potencial. Isso porque sua função é tornar as rotinas internas mais eficazes.

O ERP também possibilita a integração de diversas informações da empresa — do controle de estoque aos parceiros, clientes e dados de consumo diversos. Dessa forma, os gestores podem tomar medidas direcionadas. Um bom funcionamento de ERP, portanto, permite que os dados da empresa possam servir de base para medidas sustentáveis de forma eficiente.

A sustentabilidade nas empresas chegou para ficar e os gestores devem estar atentos a isso. Implementar atitudes sustentáveis não é tão complexo quanto parece, embora seja necessário um mínimo de estratégia para que as medidas tomadas não sejam malsucedidas. Bons sistemas de gestão e parcerias estratégicas são fundamentais nesse processo, facilitando a adoção e principalmente a manutenção das medidas.

Você achou as dicas interessantes? Gostaria de compartilhar mais alguma ideia? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This