logo-light-compila.png

Treinamento de funcionários em ERP: o sucesso da implementação

A implementação de um ERP — Enterprise Resource Planning — ou sistema integrado de gestão tem se tornado uma prática bastante usual nas empresas de todos os portes. Parte significativa do sucesso de sua implantação está vinculada ao treinamento de funcionários.

Assim sendo, é de fundamental importância que nos projetos de implementação de um ERP o treinamento da equipe seja feito da melhor maneira possível.

Neste post abordaremos alguns motivos pelos quais se deve investir pesadamente no treinamento corporativo quando da instalação de um ERP. Confira!

A importância do treinamento de funcionários

De nada adiantará ter uma excelente ferramenta de trabalho se o profissional definido para utilizá-la não está preparado para tal. Uma analogia simples a ser feita é: um automóvel de última geração mal sairá do lugar se quem o conduzirá não estiver capacitado para isso.

Preparar os usuários para a utilização correta das funcionalidades de um sistema integrado de gestão é fundamental para que as suas vantagens sejam alcançadas pelas empresas. O sucesso das implantações passa, necessariamente, por um excelente treinamento dos usuários.

Os motivos para se investir no treinamento da equipe

Melhoria da produtividade

Colaboradores bem treinados e cientes de sua responsabilidade e importância dentro dos processos empresariais produzem mais e geram melhores resultados para as companhias. Dominar ao máximo as funcionalidades do sistema é primordial para o bom desempenho dos funcionários e consequentemente para o aumento da produtividade.

Há algum tempo as empresas perceberam que seu maior ativo está em seus recursos humanos. Equipamentos podem ser trocados, instalações podem sem modernizadas, mas os profissionais que exercerão as tarefas são os de maior valia dentro do fluxo produtivo. Então, eles devem ser muito bem preparados.

Aumento da eficiência dos processos

O aumento da eficiência dos processos somente será conseguido com colaboradores bem treinados e motivados para a execução de suas tarefas. Os sistemas ERP já trazem em seu bojo as melhores práticas do mercado. Isso significa dizer que a ferramenta está preparada para uma melhor eficiência, mas tem que saber utilizá-la corretamente!

Diminuição da resistência na utilização

A maioria das pessoas é resistente às mudanças. Isso pode ser comprovado nas implantações de sistemas de gestão, quando os usuários só percebem as dificuldades do novo sistema. Há uma reação contrária à implantação e à mudança nos procedimentos operacionais. Muitos são absolutamente refratários ao novo ambiente.

Isso tudo pode ser enfrentado com a realização de treinamentos bem-feitos, amplos, didáticos e abrangentes. Os colaboradores ficarão mais seguros e a resistência ao novo diminui.

Redução do turnover

A redução do turnover também é sentida quando os treinamentos atingem o seu objetivo. As pessoas se sentem mais confortáveis, os resultados aparecem e há uma satisfação maior em executar as atividades corriqueiras.

Engajamento do pessoal

Colaboradores bem qualificados e dominando a metodologia de trabalho de maneira consciente se tornam, naturalmente, mais engajados na empresa. Portanto, a formação e o aperfeiçoamento dos recursos humanos servem, também, para manter as equipes mais afinadas, coesas e produtivas.

Agora que você já viu como o treinamento de funcionários para a utilização de um ERP é fundamental para o sucesso da implantação, assine nossa newsletter e receba mais informações sobre tecnologia da informação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This