logo-light-compila.png

Por que o investimento em tecnologia é essencial para seu negócio?

investimento em tecnologia

Com o advento da transformação digital e o surgimento da indústria 4.0, empresas de todos os tamanhos e segmentos precisam buscar formas de modernizar seus negócios para se manterem competitivas no mercado. Nesse sentido, é necessário fazer investimento em tecnologia.

A prática é capaz de gerar uma série de benefícios para uma empresa. Atualmente, adotar soluções de TI é um fator estratégico que faz com que a companhia seja capaz de ganhar performance operacional, otimizar processos internos e direcionar seus serviços de acordo com as demandas do mercado.

Além disso, estima-se que, em 2019, mais de U$ 400 bilhões serão investidos na área de Tecnologia da Informação (TI) nas empresas do mundo todo. Diversas tendências estão surgindo com essa valorização da área e mostrando seu potencial para transformar negócios.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o tema? Então confira abaixo como o investimento em tecnologia pode melhorar a empresa e torná-la mais competitiva!

Aumento da produtividade operacional

Um dos principais indicadores de resultado de uma empresa é a produtividade operacional de seus colaboradores e áreas — quanto maior ela for, melhor serão seus resultados financeiros e de mercado. A tecnologia pode ser o fator que impulsiona esse valor no negócio, uma vez que tem o poder de otimizar práticas e gestão de diversas áreas.

Soluções de automação podem ser adotadas para automatizar atividades manuais, passando sua realização para sistemas inteligentes, o que elimina erros manuais e aumenta a capacidade de produção. Na área de controle de produção, por exemplo, em vez de ter um profissional para contar estoque e materiais usados no dia, o processo pode ser feito por um sistema inteligente.

A Internet of Things (IoT) é outra oportunidade para melhorar a produtividade operacional. Basicamente, ela torna objetivos físicos inteligentes, permitindo que eles realizem funções automáticas usando sensores. Por exemplo, um ambiente que muda sua temperatura automaticamente para manter produtos em conservação ou portas que se fecham ao detectar movimentos estranhos.

Por fim, soluções de machine learning e inteligência artificial podem ser usadas para criar ambientes de produção que seguem os modelos de fábricas inteligentes. Consideradas os modelos produtivos do futuro, a participação humana nelas é quase inexistente, uma vez que as próprias máquinas são dotadas de inteligência para manter a produção funcionando, prevendo e solucionando problemas, bem como captando e armazenando dados para a gestão.

Mobilidade para a gestão

Nos últimos anos, a mobilidade dos processos internos de uma empresa foi conectada diretamente à sua capacidade de atender a demandas do mercado e se manter competitiva. Esse fator permitiu que negócios reduzissem custos e conseguissem manter profissionais operacionais mesmo longe do seu local de trabalho.

E para atingir esse objetivo, nada melhor do que o investimento em soluções de computação na nuvem. Ela permite o acesso a recursos do negócio por meio da web, aumentando a capacidade da empresa de manter regimes de trabalho como os de home office sem perder desempenho ou capacidade operacional. Dessa forma, custos serão reduzidos e profissionais poderão atuar de forma estratégica — independentemente do local em que se encontrarem.

Eficiência nas estratégias

O investimento em tecnologia também pode desempenhar um papel estratégico para a empresa que pretende melhorar os seus processos de gestão e definição de estratégias comerciais. Esses benefícios podem ser obtidos com o auxílio de tecnologias como o Big Data.

Voltado para a análise de grandes quantidades de informações em tempo real, o Big Data é aplicável em várias situações do ambiente corporativo. No marketing, por exemplo, o negócio poderá prever tendências e se antecipar às movimentações do mercado. Internamente, a análise de dados dará ao gestor a capacidade de visualizar problemas e pontos que necessitem de melhorias.

Ao adotar um sistema de gestão — ou ERP (Enterprise Resource Planning) —, muitas atividades manuais são automatizadas e os colaboradores deixam de gastar seu tempo com elas, como cálculo de conversões de clientes, gastos e impostos, armazenamento de documentos e contratos, controle de estoque e previsão de vendas

Além disso, o processo de tomada de decisão pode ser feito com inteligência baseada em dados, ou seja, com menores riscos e maior previsibilidade. Dessa forma, as chances de sucesso das estratégias adotadas são bem maiores.

Otimização do monitoramento das rotinas internas

O monitoramento de processos corporativos é crucial para que a empresa saiba melhorar as suas estratégias e consiga atingir resultados melhores. Por meio de soluções de TI, gestores podem avaliar diferentes aspectos, entender a sua cadeia operacional e identificar a melhor forma de efetuar uma atividade rapidamente.

A entrega de um produto, por exemplo, será avaliada em todas as suas etapas com o auxílio de um sistema de ERP. Isso permite que profissionais de logística identifiquem como vários fatores afetam os prazos para a entrega de mercadorias. Rotas mais econômicas serão rastreadas com facilidade e o uso de ferramentas será sempre o menor possível. Isso contribui para uma economia geral dos custos com o setor.

Intensificação da segurança

Outro benefício gerado pelo investimento em tecnologia é a intensificação da segurança física e de dados da empresa. Opções de monitoramento remoto, adoção de sistemas de sensores e validação de permissão de acesso — credenciais por digital, códigos de segurança, envio de SMS, cartão de acesso etc. — podem garantir que os locais de trabalho, mesmo os mais afastados, estejam mais protegidos de roubos e furtos. 

Além disso, soluções em nuvem para armazenamento de dados apresentam uma ótima solução para os riscos atuais do mercado, no qual se estima um prejuízo de até U$ 8 trilhões em crimes cibernéticos até 2021 no mundo todo. Esses ambientes usam as proteções mais avançadas e eficientes do mercado, eliminando vulnerabilidades que comprometem dados importantes, como a base de clientes e fornecedores do negócio.

A realização de negócios internacionais e a transmissão de dados de forma virtual são outras tendências do mercado globalizado. Por esse motivo, é indicado adotar soluções construídas com blockchain, uma vez que oferecem os mais avançados níveis de segurança e proteção de informação.

Aumento das oportunidades de negócio

investimento em tecnologia - Compila

Investir em tecnologia não é uma prática feita apenas para melhorar processos. Ela também permite criar oportunidades e modificar a forma como as empresas realizam suas entregas ao mercado — criando novos produtos, serviços, canais de entrega e até mesmo modelos de negócio. 

Para isso, é necessário acompanhar as tendências da inovação e descobrir oportunidades para o core business da empresa. Exemplos claros disso são construtoras oferecendo opções com IoT, como casas inteligentes, distribuidoras que adotam drones para realizar entregas de pequena distância e organizações de treinamentos corporativos que usam realidade virtual e aumentada para criar novas experiências de ensino.

Indo mais além, temos os modelos de negócio totalmente disruptivos, os quais criam uma nova forma de atender o público consumidor, como aplicativos de caronas e corridas de carro — como Blablacar, Uber, 99Taxi, Cabify, Lyft etc. — e plataformas de aluguel de casas e quartos — como Airbnb.

Aumento da satisfação dos clientes

O investimento em tecnologia também pode melhorar a experiência do cliente com sua empresa. A adoção de plataformas mais eficientes para comunicação, como um site que conta com chat e atendimento 24 horas, ou o desenvolvimento de um e-commerce são alguns exemplos de facilidades que contribuem com sua satisfação.

A tecnologia também pode ser usada para preparar e melhorar o atendimento oferecido por seus colaboradores. Uma plataforma de educação a distância (EAD), por exemplo, permite que os funcionários aprendam de forma remota, sem ter que se deslocar a uma sala de aula, e façam isso de forma personalizada, seguindo sua rotina de trabalho.

Além disso, ambientes físicos de venda podem ser modernizados. A simples adoção de sistemas de caixa é um exemplo. Opções mais modernas estão disponíveis no mercado, como estratégias de cross e omni channel — onde o consumidor consegue, por exemplo, comprar pelo site e retirar na loja ou comprar na loja e receber em casa.

Redução de custos é outro benefício do investimento em tecnologia

Um dos principais desafios de toda empresa é encontrar formas de reduzir os custos do negócio e aumentar a lucratividade. O investimento em tecnologia é uma das melhores estratégias para esse fim, uma vez que:

  • aumenta a capacidade produtiva;

  • reduz erros manuais que causam prejuízos;

  • garante eficiência para estratégias de negócio;

  • melhora o monitoramento das rotinas internas;

  • aumenta a segurança física e de dados;

  • permite a identificação de novas oportunidades de negócio.

Dessa forma, ao adotar maquinários inteligentes para a linha de produção e cadeia logística, sistemas de gestão ERP e novas tecnologias para o desenvolvimento de soluções para o mercado, a empresa garante um desempenho acima da média para seu negócio.

Ganho de competitividade

Por fim, investir em tecnologia é importante para ganhar competitividade e se manter à frente da concorrência no mercado. Quando usadas de forma eficiente, soluções de TI têm o poder de modificar processos, aumentar a eficiência das estratégias, criar oportunidades e garantir um ambiente mais seguro para as atividades internas, melhorando seu desempenho geral.

Hoje, o investimento em tecnologia pode ser a peça-chave para que uma empresa se mantenha com alta eficiência e competitividade, mesmo em momentos de crise. Graças às novas soluções do mercado, gestores podem avaliar múltiplos fatores para identificar como os processos internos estão influenciando os seus lucros e avaliar a melhor forma de posicionar-se no mercado.

Além disso, modelos de negócios digitais e cada vez mais tecnológicos são tendências no mundo todo. Dessa forma, quem não se adaptar e buscar a TI como sua aliada, vai — muito provavelmente — perder seu espaço para a concorrência.

Agora que você entende como o investimento em tecnologia é uma prática de sucesso e como ele amplia o retorno da aplicação de recursos na área, acha que é o momento de investir? Então, entre em contato conosco e comece seu projeto. Nós, da Compila, somos uma consultoria especializada em tecnologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This