Estabelecer uma comunicação eficiente dentro da empresa é tão importante quanto construir boas relações com clientes, fornecedores e demais públicos externos. Afinal, o sucesso do negócio está diretamente ligado ao desempenho dos colaboradores.
A caixa de sugestão é um artifício clássico para coletar a opinião dos funcionários de forma sigilosa e impessoal. No entanto, quando o assunto é capital humano, as necessidades de comunicação vão além.
Você quer aprimorar o ambiente corporativo e impulsionar o seu negócio? Então, continue a leitura e saiba como melhorar a comunicação interna na sua empresa!
Centralize as informações
Providenciar um local para divulgar as informações oficiais do cotidiano da empresa é uma ação indispensável, principalmente em organizações de médio e grande porte.
Essa atitude reduz ruídos, pois restringe a comunicação por vias múltiplas e, assim, minimiza interpretações errôneas e rumores infundados. Não ao rádio-corredor!
Envolva os funcionários
Uma comunicação adequada só pode ser estabelecida a partir do convívio social. E incentivar a interação e o envolvimento dos funcionários com a empresa e entre si é um passo importantíssimo para fortalecer as relações internas.
As opiniões profissionais devem circular livremente entre todos os departamentos, de superiores a subordinados e vice-versa. Afinal, envolver os colaboradores nas decisões corporativas é um meio de valorizar o parecer de todos. Portanto, promova o diálogo.
Promova a cultura organizacional
Divulgar os princípios da cultura organizacional entre os empregados é uma forma de incentivá-los a “vestir a camisa”.
Aspectos como o histórico, a missão, a visão, os valores e as conquistas da empresa podem ser apresentados e reforçados em murais, fotos, textos, palestras e atividades de caráter motivacional. Faça-os abraçar a causa.
Incentive o lazer
O ambiente de trabalho implica seriedade. No entanto, é interessante promover momentos de descontração entre os públicos da empresa, como happy hours, almoços, passeios, comemoração de aniversários, entre outras festividades.
Tirar o foco do âmbito corporativo é fundamental para que as pessoas construam relações mais humanizadas e compreendam umas às outras. Afinal, desenvolver empatia favorece bastante o trabalho em equipe. Descontrair é preciso!
Recompense as conquistas
Organizações que trabalham com um sistema de metas devem fornecer estímulos aos funcionários. Bônus individuais e premiações criativas incentivam performances cada vez melhores, promovendo uma competitividade saudável.
Esse reconhecimento melhora o clima da empresa e, consequentemente, a atmosfera positiva influencia todos os envolvidos. Nesse sentido, a comunicação só tem a ganhar, pois pessoas satisfeitas se entendem melhor.
Modernize a comunicação interna
Uma equipe de comunicadores capacitados poderá desenvolver estratégias adequadas às necessidades empresariais. Há inúmeras ferramentas de comunicação interna, envolvendo periódicos, comunicação operacional, eventos e programas de incentivo, cujo sucesso também está atrelado à tecnologia.
Uma gestão estratégica de TI facilita a implantação e o gerenciamento desses mecanismos de informação. Portanto, é preciso estabelecer boas relações com parceiros e fornecedores, além de reconhecer os benefícios da consultoria especializada. Invista em treinamentos e mantenha seus sistemas tecnológicos atualizados.
Olhar para dentro da empresa é tão — ou mais! — importante quanto se relacionar com o público externo e estar atento a fatores econômicos e mercadológicos do país. Seguindo nossas dicas, você poderá construir um ambiente de trabalho agradável, com colaboradores produtivos e bem informados. Acredite na força da comunicação interna!
E então, pronto para colocar nossas estratégias de comunicação interna em prática e otimizar o diálogo na sua empresa? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!