logo-light-compila.png

ERP e Business Intelligence: entenda a relação entre os dois

Você sabe o que é ERP e Business Inteligence? Lidar com o volume de informação na sua empresa parece ser uma tarefa espinhosa, não é verdade? Todos os dias entram dados sobre novos clientes, e-mails cadastrados, notas emitidas, número de recibos, estatísticas de acesso ao site corporativo, contas a pagar e muito mais.

É tanta informação que muitas vezes leva os empreendedores a errar, comprometendo a competitividade da empresa. A boa notícia é que, hoje em dia, o mercado oferece excelentes soluções em tecnologia que podem ajudar você a superar esse problema.

É aí que entram ERP e Business Inteligence. Quando usadas da maneira correta e, principalmente, integradas, essas ferramentas resultam em um grande ganho de produtividade ao empresário.

Ficou curioso e quer saber como essas soluções também podem ajudar você? Leia este artigo e fique muito bem informado sobre o assunto. Confira!

Afinal, o que é ERP e BI?

ERP e Business Inteligence são ferramentas desenvolvidas para ajudar empresas a se organizarem internamente e, com isso, alcançarem resultados melhores em todas as áreas. Juntas, elas formam uma dupla perfeita para sua empresa decolar de vez.

O que é ERP?

Os ERPs (Enterprise Resource Planning) são sistemas construídos para integrar todas as áreas e processos da empresa em uma única plataforma. Isso inclui, por exemplo, compras realizadas, fluxo de caixa, inventário do estoque e balanço contábil.

Assim, todos os processos podem ser visualizados e acompanhados de maneira eficiente por toda a empresa. É muito mais praticidade e segurança.

O que é Business Intelligence?

O BI (Business Intelligence) é um conjunto de ferramentas e práticas desenvolvido com a missão de transformar toda a informação/dado de uma empresa em conhecimento. Na prática, significa gerar insights e organizar as informações para ajudar os gestores a tomarem as melhores decisões.

Pelo BI, por exemplo, o gestor poderá comparar o volume de vendas de acordo com o período do ano. Dessa forma, definirá com precisão os fluxos de produção ou de compras necessários, reduzindo o desperdício.

Quais as vantagens em integrar ERP e Business Intelligence

Como você já deve ter notado até aqui, ERP e BI são complementares. Enquanto o ERP capta as informações e as organiza, o BI utiliza dessa matéria-prima para gerar conhecimento. Apesar de parecer óbvio tal ligação entre eles, muitas empresas ainda não se atentaram para isso.

Não deixe isso acontecer na sua empresa! Abaixo, elencamos as principais vantagens em integrar ERP e Business Inteligence para você não perder mais tempo e trabalhar sempre de maneira simultânea. Acompanhe!

Melhore a eficiência dos funcionários

Quando se integra ERP com BI, o gestor consegue fazer as informações circularem rapidamente na equipe interna. Todos conseguem acompanhar o que está acontecendo e tomam decisões a partir disso.

Imagine, por exemplo, uma campanha de marketing digital. Com a integração da plataforma, é possível monitorar, até mesmo em tempo real, quais anúncios estão sendo mais visualizados, quanto está sendo gasto e como a campanha está impactando nas vendas.

Essas informações são facilmente acessadas pelas equipes de marketing, comunicação e comercial. Assim, conseguem trabalhar de maneira sinérgica, aprimorando a campanha e colhendo resultados melhores.

Melhore os processos internos

Quando se integra ERP com BI, o gestor consegue acompanhar com mais precisão a evolução dos processos. Isso é uma grande vantagem. Afinal, ele poderá identificar os gargalos, quais os erros que estão ocorrendo e os pontos de melhoria.

Dessa forma, fica ágil realizar mudanças (estruturais ou pontuais) para que os processos fluam melhor. Assim, a empresa rende mais e os custos desabam.

Melhore a qualidade dos investimentos

Quando se integra ERP com BI, o gestor pode avaliar o retorno ou a necessidade de investimentos na empresa.

Pelas informações e insights apontados pelas ferramentas, a diretoria fica sabendo quais as áreas da empresa precisam melhorar e, por isso, requerem mais investimentos.

Além disso, é possível avaliar o retorno dos investimentos já realizados. Basta analisar os dados apurados pelos sistemas e comparar o valor aportado com os resultados obtidos.

Perceba como ERP e Business Intelligence são realmente duas ferramentas complementares e relevantes para gestão. Não deixe e incluí-las na sua empresa. Aproveite para ler um pouco mais sobre o tema e saber como um sistema ERP altera a cultura organizacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This