logo-light-compila.png

ERP: por que você deve pensar nisso agora?

sistema erp protheus

Quando existem falhas e dificuldades na execução dos processos e os resultados obtidos constantemente ficam fora do que foi planejado, é um sinal de que é o momento de pensar em novas estratégias e aplicar melhorias na rotina.

Nesses casos, pode ser que seja a hora de pensar em adotar um ERP e modernizar a sua empresa. Quer saber mais sobre o que se trata essa ferramenta e por que é o momento de considerar o investimento? Confira agora mesmo!

Afinal, o que é e para que serve um ERP?

O ERP — sigla para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais — é um sistema de gestão que ajuda a automatizar e integrar todas as áreas do negócio, dispensando o uso de várias ferramentas isoladas.

Ou seja, em apenas um software é possível controlar rotinas de compras, vendas, gestão de estoque, financeira, contábil, etc.

Quais benefícios ele proporciona para as empresas?

O investimento em um sistema de automação proporciona diversos benefícios para a empresa. Dentre os principais deles, podemos destacar:

  • aumento da agilidade na execução dos processos;
  • ganhos em produtividade;
  • redução do índice de erros;
  • maior capacidade para trabalhar com grandes volumes de dados;
  • maior segurança e confiabilidade das informações;
  • melhoria na troca de dados entre setores;
  • suporte à tomada de decisão, por meio de criação de relatórios;
  • aumento da competitividade.

Muitos gestores ainda encaram o investimento em tecnologia como um custo a mais para o negócio que não pode ser absorvido. Contudo, analisando as vantagens que um ERP garante, pode-se afirmar que a relação custo x benefício é altamente compensatória.

Como é possível alcançar a redução de custos por meio dessas melhorias, também é seguro afirmar que o retorno obtido faz com que seja possível “pagar o investimento” em um espaço de tempo satisfatório — sendo que, depois desse tempo, se transforma em ganhos reais (em termos financeiros) para a empresa.

Por que é preciso pensar nisso agora?

Além dos benefícios já citados, a adoção de um ERP moderniza as atividades da empresa, diminuindo a burocracia, fazendo com que os processos se tornem mais confiáveis e auxiliando a tornar a gestão mais eficiente.

Com todas as melhorias apontadas, é possível alcançar maior qualidade no atendimento, o que, por consequência, garante um aumento na satisfação dos clientes. Assim, além de alcançar benefícios internos, ajuda a aprimorar a imagem do negócio com o público, aumentando a credibilidade.

Além disso, a tecnologia tem se tornado cada vez mais acessível, deixando de ser utilizada apenas por grandes empresas e passando a fazer parte da rotina de negócios menores.

Isso faz com que a maior parte das empresas busque investir em alguma solução que ajude a otimizar os processos. Dessa forma, é seguro dizer que a implementação de um sistema de gestão deixou de ser um diferencial competitivo e tem se tornado cada vez mais um recurso necessário para acompanhar a evolução do mercado.

Existem diversos sintomas que indicam que é o momento de pensar em adotar um sistema ERP. Em todos os casos, a adoção desse software ajuda a resolver os problemas, além de proporcionar várias outras vantagens para o negócio.

Gostou deste artigo? Então aproveite os comentários e nos deixe saber quais são suas opiniões sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This