logo-light-compila.png

Internet das Coisas: o que ela pode fazer pela sua empresa?

Entre as tendências de TI que surgiram nos últimos anos, a Internet das Coisas destaca-se entre as que envolvem novos dispositivos. No ambiente corporativo, especificamente, essa tecnologia pode ser utilizada de forma abrangente, seja para reduzir custos ou ganhar performance operacional.

Em outras palavras, a Internet das Coisas é um investimento estratégico. Ela permite que a empresa tenha uma quantidade maior de dados para utilizar de forma estratégica, além de flexibilizar rotinas e aumentar o grau de automação no ambiente corporativo, mantendo a empresa mais eficaz, moderna e competitiva.

Quer saber mais sobre o tema? Então veja o nosso texto abaixo!

O que é a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas pode ser definida como um conjunto de gadgets inteligentes. Eles são conhecidos por utilizarem redes sem fio e sensores para coleta, envio e recebimento de dados com outros equipamentos ou softwares.

Além disso, tais ferramentas são capazes de modificar o seu funcionamento conforme mudanças no ambiente e receber comandos para a execução de atividades remotamente.

Quais as vantagens da Internet das Coisas?

No ambiente corporativo, a Internet das Coisas pode tornar-se um fator estratégico. Ela causa uma grande mudança na rotina do negócio, seja por ampliar o nível de automação das atividades ou por ampliar o número de registros que podem ser utilizados para análise de dados.

Por tornar os processos internos mais automatizados, a empresa consegue tornar erros operacionais menos frequentes. Ao mesmo tempo, custos são reduzidos, seja pelo ganho de produtividade ou pela diminuição de falhas.

Para times de gestão, o uso de tais equipamentos cria uma base de dados mais ampla para a tomada de decisões estratégicas. A empresa poderá avaliar como diversos fatores internos influenciam nos seus resultados, o que dá mais capacidade para efetuar mudanças em rotinas que necessitam de melhorias.

E para os setores de marketing, a Internet das Coisas cria canais para a definição de estratégias de venda de alto retorno. Com consumidores utilizando dispositivos no dia a dia, a companhia conseguirá traçar um perfil de alta precisão do seu público-alvo, o que melhora o direcionamento das campanhas de marketing.

Como a Internet das Coisas está sendo utilizada no ambiente corporativo?

A Internet das Coisas pode ser utilizada em vários setores. Na logística, por exemplo, ela auxilia empresas a terem um rastreamento preciso e em tempo real sobre a posição de todas as mercadorias em cada etapa da entrega. Assim, gestores da área conseguem avaliar se atrasos podem ocorrer e, ao mesmo tempo, calcular rotas de maior precisão e agilidade.

Para o marketing, as informações coletadas representam a oportunidade de tornar campanhas de vendas mais precisas e lucrativas. A companhia poderá rastrear perfis de consumidores mais facilmente e, assim, direcionar as suas estratégias de acordo com as necessidades do seu público-alvo.

A Internet das Coisas também é utilizada para melhorar o ambiente interno de um negócio. Em fábricas, por exemplo, sensores podem identificar anomalias na cadeia de produção, gerando alertas para que medidas de mitigação de riscos sejam tomadas. Ao mesmo tempo, sensores de temperatura e presença conseguem ajustar os sistemas de ar-condicionado para garantir que o ambiente tenha sempre a melhor temperatura possível.

Efetuando investimentos na Internet das Coisas, a empresa consegue maximizar o seu nível de competitividade e tornar as suas rotinas mais eficazes a médio e longo prazo. Como você pretende adotar dispositivos dessa tendência? Compartilhe esse post nas suas redes sociais com a sua resposta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This