logo-light-compila.png

Investir em internet das coisas vale a pena?

Nos últimos anos, o conceito de Internet das Coisas (ou IoT) tem crescido vertiginosamente. Cada vez mais o mundo corporativo tem se beneficiado dessas tecnologias. Com IoT, vários processos podem ser automatizados, liberando mais tempo e recursos para investimento no seu core business. Os benefícios para suas operações são enormes.

Neste post você vai saber o que é e como funciona essa tendência. Além disso, vamos elencar alguns fatores primordiais para que se entenda o porquê de se investir em Internet das Coisas. Acompanhe-nos!

Melhore sua produtividade com IoT

Os processos de automatização por meio dos dispositivos conectados proporcionam às empresas ganhos enormes em produtividade, reduzindo o tempo gasto em tarefas muitas vezes burocráticas.

Imagine um cenário em que seja preciso auditar um enorme galpão com mercadorias por suspeita de fraude. Com auxílio de dispositivos IoT, seria possível agilizar imensamente o processo de contagem com a ajuda de aparelhos conectados às gôndolas. Dessa maneira, um trabalho que duraria semanas seria drasticamente abreviado.

Invista no que poucas empresas investem e saia na frente

Pesquisas recentes realizadas pela IBM revelam que apenas 25% das empresas — localizadas em mais de 70 países verificados — investem em soluções IoT.

Esses dados mostram o tamanho da oportunidade e do campo a ser explorado. Aproveite-a e sua empresa poderá destacar-se nessa área, projetando-se na vanguarda tecnológica de seu segmento com soluções IoT.

Para isso busque sempre, por meio de pesquisas e estudos, verificar em quais processos a tecnologia IoT poderia beneficiar o seu negócio. As possibilidades de ganhos em competitividade são enormes.

Acompanhe o crescimento expressivo dessa tecnologia

Segundo a Gartner, empresa especializada em pesquisas no campo de tecnologia e inovação, até 2020 haverá cerca de dois dispositivos conectados para cada pessoa na terra. Esses resultados só revelam, por meio dessa enorme projeção de crescimento do IoT, a oportunidade de ingressar em um mercado promissor.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) estima que cerca de dezenove trilhões de dólares sejam movimentados nesse segmento até o fim dessa década. É preciso, no entanto, pensar em estratégias consistentes para investir e se destacar nesse mercado tão promissor.

Reduza custos operacionais

Sistemas IoT de monitoramento e manutenção podem reduzir custos e promover a gestão inteligente e conectada dos recursos da sua empresa. Sistemas de controle de estoque, por exemplo, podem evitar gastos desnecessários e eliminar desperdícios, poupando ativos e matéria prima.

Além disso, sistemas de manutenção preventiva podem reduzir drasticamente as despesas com manutenção corretiva e troca de equipamentos. O melhor de tudo isso é a possibilidade de gerenciar todos esses processos por meio de apenas um dispositivo conectado (de onde o CEO estiver).

Pode-se, por exemplo, realizar tarefas de manutenção à distância, acessando remotamente, por meio de uma central de operações. O que representa, na prática, uma enorme redução de custos com deslocamentos dos técnicos até o local.

Investir em internet das coisas é uma estratégia excelente para projetar mais longe o crescimento da sua empresa. Se quiser compartilhar suas dúvidas e experiências sobre o assunto, deixe sua opinião aqui na seção de comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This