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Os 5 segredos para melhorar a comunicação interna nas empresas

Uma empresa de sucesso deve ter uma comunicação interna que funcione. Os objetivos propostos devem ser claros e precisos, facilitando a compreensão por parte de todos os setores envolvidos. Com algumas alterações, a equipe passa a trabalhar mais confortavelmente, e os resultados tendem a aparecer com maior frequência.

Pequenas mudanças podem gerar grandes resultados, então, confira cinco dicas para melhorar a comunicação interna e revolucionar seu sistema.

5 segredos para melhorar a comunicação interna

Separamos 5 dicas que parecem básicas, porém são fundamentais para a otimização dos processos de comunicação.

1. Estabeleça um meio para divulgar as informações

O ideal é ter um canal oficial, no qual serão repassadas todas as informações. O e-mail é uma ótima alternativa, enviando o assunto para todos que fazem parte dos projetos.

Um mural de recados também é útil, mas é fundamental definir qual será o modelo de divulgação central. As informações devem chegar a todos, para que os funcionários não fiquem desorientados ou tenham atraso na entrega das informações.

2. Evite a propagação de fofocas

Não importa o tamanho de sua empresa, se tiver mais de um funcionário, estará sujeita a fofocas. Por exemplo, quando um colaborador não comparecer ao trabalho, o ideal é informar aos outros o motivo da ausência, dessa forma, evitam-se especulações.

Os funcionários, no momento da contratação, devem ser informados que, caso necessitem ausentar-se, é fundamental informar com antecedência, reduzindo, dessa forma, os problemas com o planejamento. Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente com o clima pesado, então corte as arestas para que fofocas sejam deixadas de lado.

3. Incentive o diálogo

A empresa deve dar liberdade para que os funcionários expressem suas ideias. Principalmente nos primeiros meses de casa, a maioria não se sente confortável a levantar algumas considerações. A tradicional caixinha de ideias é uma boa opção, mas os servidores devem ter a consciência de que não serão mal interpretados por suas ideias.

É indicado realizar constantes reuniões, de preferência individuais. Assim, é criada uma maior ligação entre comandante e comandados, que podem sugerir com maior facilidade mudanças positivas para ambos.

4. Pratique uma comunicação de duas vias

Agindo junto com o incentivo ao diálogo, a empresa deve, sempre que possível, incentivar a comunicação de duas vias, de modo que os patrões falem, mas os funcionários saibam que também terão espaço para expor suas ideias, reclamações ou elogios.

O funcionário vive o dia a dia da empresa e, com isso, pode ter grandes ideias, que muitas vezes ficam guardadas no seu pensamento e não são divulgadas. Portanto, não seja um gestor que apenas fala, isso o tornará mal visto e diminuirá os resultados desejados.

5. Use a tecnologia como aliada

Investir em tecnologia nunca é uma má ideia, e isso também vale para a comunicação interna das empresas. O Skype é uma ferramenta na qual podem ser realizadas conferências on-line, envolvendo os diferentes setores da empresa, o que é ótimo para os momentos nos quais nem todos podem estar presentes.

As famosas redes sociais podem auxiliar na comunicação interna de sua empresa. Adicionar meios digitais trará bons resultados em curto espaço de tempo. Uma vantagem da comunicação via e-mails é o registro, já que ninguém poderá dizer que não recebeu determinada mensagem ou que não ficou sabendo sobre tal assunto.

Outra alternativa é contratar uma empresa para criar um sistema de comunicação interna. Dessa forma, é possível desenvolver modelos adequados para cada situação específica.

Gostou das nossas dicas para melhorar a comunicação interna? Então deixe suas dúvidas e avaliações nos comentários!

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