logo-light-compila.png

5 maneiras práticas para reduzir custos na sua empresa

Uma ação que ajuda melhorar rotinas, reduzir falhas e aprimorar os resultados é a redução de custos. Na grande maioria dos casos, os gestores são constantemente cobrados para apresentar métodos que contribuam para a redução dos gastos. Porém, em tempos de crise, essa redução acaba se tornando um aspecto indispensável.

No artigo de hoje vamos apresentar algumas práticas que ajudarão a reduzir os custos em sua empresa. Quer saber quais são elas? Confira agora mesmo!

1. Revisão do orçamento

O primeiro passo para iniciar a redução de custos é fazendo uma análise minuciosa do orçamento. Por meio desse trabalho é possível identificar quais são todos os custos, quais deles são desnecessários e quais causam um “rombo” a cada período.

A partir daí, o planejamento da redução passa a ser mais direcionado e simplificado.

2. Avaliação da redução de custos

Tomar a decisão de cortar custos não basta para conseguir resultados satisfatórios. É preciso planejar e avaliar quais deles podem ser cortados. Caso contrário, corre-se o risco de afetar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

É o famoso caso do “barato que sai caro”, o tipo de economia que não vale a pena, pois os efeitos são mais negativos do que positivos.

3. Otimização processos

A otimização de processos é uma excelente forma de reduzir custos. Ela pode ser feita por meio do mapeamento das atividades que são realizadas, buscando identificar falhas, tarefas desnecessárias e desperdícios de recursos, por exemplo. A partir daí, pode-se buscar soluções para esse problemas, aprimorando os métodos de trabalho e, consequentemente, seus resultados.

Ou seja, além da redução de custos, é possível alcançar outros benefícios com essa ação. O ideal é que as melhorias sejam contínuas, sempre buscando meios de otimizar os processos.

4. Adoção do sistema de banco de horas

O custo com pagamento de horas extras é, sem dúvidas, muito grande. Para conseguir a redução de custos sem ter que reduzir pessoal, uma boa opção é adotar o banco de horas. Assim, toda vez que os colaboradores precisarem estender sua jornada de trabalho, o tempo a mais fica guardado no “banco”.

As horas positivas podem ser compensadas com folgas, por exemplo. O gasto é reduzido consideravelmente, ao mesmo tempo em que o colaborador pode compensar o trabalho a mais com folgas.

5. Envolvimento da equipe

Outro ponto fundamental na redução de custos é o empenho do time. Existem medidas (como mudanças nos hábitos de consumo de energia, material auxiliar, gastos com papel e copos descartáveis, entre outros) que dependem inteiramente da conscientização e engajamento dos colaboradores para serem realmente eficazes.

Sendo assim, o ideal é fazer reuniões e treinamentos, explicando a necessidade da redução e a importância que cada um tem nesse processo.

Existem diversas formas de alcançar a redução de custos em uma empresa. Basta o gestor identificar as oportunidades e avaliar quais seriam os prováveis impactos desses cortes. Pois, como dissemos, existe um risco muito grande de que alguns deles acabem trazendo consequências negativas depois de certo tempo.

O que achou desse artigo? Quer contribuir com mais alguma dica de redução de custos? Aproveite os comentários e expresse suas opiniões. Participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This