logo-light-compila.png

Tecnologia da Informação: Entenda de uma vez por todas o que significa

Cada vez mais presente nos dias de hoje, a tecnologia da informação já faz parte da rotina de grande parte dos profissionais — principalmente daqueles que pertencem a ambientes corporativos. Ela pode ser usada em diversos contextos dentro de uma empresa e, por ter uma ação ampla e complexa, gera uma série de dúvidas.

E você? Saberia dizer o que é tecnologia da informação? Sabe qual é sua área de atuação dentro de uma empresa e o que ela pode atingir, trazendo bons resultados? Sabe quais as habilidades e conhecimentos específicos que deve ter um bom profissional de TI? Continue a leitura e elucide estas e outras questões sobre o assunto!

O que é tecnologia da informação

A tecnologia da informação ou TI, como também é chamada, pode ser definida com um somatório de tudo o que é resolvido por meio de recursos computacionais, os quais têm por objetivo obter, armazenar, acessar e gerenciar o uso de informações.

Na verdade, a tecnologia da informação está ligada a diversas áreas, como gestão, implantação de sistemas, administração de software e hardware, entre outras.

Como a informação é vista como um patrimônio, ou seja, um bem que soma valor e potencializa as atividades que a emprega, é essencial que se faça uso dos recursos de TI de maneira adequada. O objetivo é empregar as informações obtidas para que se tornem um diferencial e tragam resultados relevantes.

Vale lembrar que a formação em gestão de tecnologia da informação envolve não apenas um profundo conhecimento tecnológico, mas também habilidades indispensáveis para o avanço do raciocínio gerencial.

Funções de um profissional de TI dentro de um ambiente corporativo

A tecnologia da informação pode ser dividida em várias vertentes ou especializações e cabe ao profissional buscar aquela na qual mais se identifique.

Sendo assim, ela pode ser dividida em seguimentos, como: banco de dados, infraestrutura, redes, desenvolvimento, segurança, gestão de recursos, entre outros.

Conheça, então, algumas funções inerentes aos profissionais desta área. Acompanhe!

1. Gerenciamento de projetos de informática

Cria um projeto de informática e administra todas as suas fases. Avalia se a equipe pode passar para a etapa seguinte e faz um levantamento dos erros e acertos ao final. O gestor de TI é responsável pela execução de cada etapa do projeto, cuidando da elaboração, da implantação, da racionalização e da conclusão.

2. Elaboração de estratégias de segurança de dados

Cria e elabora estratégias de forma a assegurar o sigilo e manutenção de dados. Ou seja, ele define regras de utilização do sistema, controlando o acesso e garantindo a segurança e a continuidade dos serviços de TI.

3. Gerenciamento dos trabalhos de sua equipe

Gerencia os recursos humanos participantes das tecnologias da informação, delegando atribuições aos funcionários e cuidando para que tudo seja feito dentro do tempo previsto.

4. Identificação e solução de problemas no sistema

Além de atuar no desenvolvimento e integração dos sistemas de uma empresa, ele faz um diagnóstico das disfunções. Assim, soluciona problemas de rede que possam vir a ocorrer, trazendo soluções alternativas.

Como você pôde ver neste post, a TI envolve aspectos humanos, administrativos e organizacionais, ou seja, é bem abrangente e, talvez por isso, gere tantas dúvidas. 

Gostou deste post sobre tecnologia da informação? Conseguiu elucidar suas dúvidas sobre o tema? Deixe um comentário neste artigo e compartilhe com a gente sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This