logo-light-compila.png
,

Auditoria de Dados: Não ignore o que te credibiliza!

  É assustador para qualquer gestor imaginar que alterações importantes estão sendo realizadas em seu ERP sem a possibilidade de rastrear “quem”, “quando”  e “o que” foi alterado. Apesar deste recurso básico ser nativo em praticamente todos os softwares (que se prezem), infelizmente muitas vezes é ignorado pelas equipes de TI, seja por falta de tempo ou por falta de qualificação para implantação.

Abaixo detalhamos brevemente através de uma linguagem “humana”, como funciona este recurso na prática, tomando como base o ERP Protheus 12 (Totvs), através do novo sistema de Auditoria chamado “Embedded Audit Trail”.

O Que é Como Funciona ?

 Todo sistema de auditoria tem o objetivo de registrar qualquer operação realizada sobre um registro, seja ela Inclusão, Alteração ou Exclusão. Além destas 3 operações é imprescindível registrar qual dado foi alterado, registrando o valor antigo (antes da alteração) e o valor novo (depois da alteração).
 É recomendado que sempre seja utilizado um sistema de auditoria já integrado com a aplicação ou nativo do banco de dados, de forma que nenhuma alteração seja permitida sem que a mesma seja processada pelo sistema de auditoria. 

 

Ná prática com Protheus 12

 Após as devidas configuração do recurso “Embedded Audit Trail”, para este exemplo, definimos o Cadastro de Clientes deverá possuir auditoria total, registrando todas as operações (Inclusão, Alteração e Exclusão) detalhamento dos dados alterados (Antes e Depois).

  Vale ressaltar que é possível habilitar níveis de auditoria diferenciados para cada Cadastro (tabela) e até campos específicos, o que é especialmente útil quando se é necessário auditar tabelas com grande volume de dados e transações, como as tabelas de títulos a receber e títulos pagar por exemplo.

Abaixo, trecho do relatório padrão extraído diretamente do Protheus, onde são apresentadas todas alterações realizadas sobre um cliente em específico.

Rel. Audit trail
Pequena formatação foi realizada no relatório para facilitar a visualização  deste post

Gostou do Post mas ainda tem duvidas… Descreve suas duvidas nos comentários que lhe ajudaremos a esclarecer!

Não esqueça de assinar nosso blog para receber os próximos posts!

6 respostas

    1. Boa Tarde Eder,

      Nesse novo Audit o sistema cria as tabelas auditadas com o final do nome sendo _TTAT_LOG
      Exemplo, se voce auditar o SE1 o sistema vai criar uma tabela SE1XX0_TTAT_LOG

      Obrigado pelo contato
      Fernando Ribeiro

  1. Augusto,

    Já abusando, mais uma dúvida: Há como acessar essas tabelas via APSDU(tentei via top, acho a tabela mas ela não abre)? Te pergunto porque não encontrei uma forma de dar “manutenção” nessa tabela, como limpar ela, por exemplo.

    Att,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This