logo-light-compila.png

Conheça 4 maneiras incríveis de fazer integração de equipes do trabalho

Realizar a integração de equipes do trabalho em uma empresa não é uma tarefa fácil! Afinal, apesar de estarem no mesmo ambiente, cada departamento vive uma realidade diferente, lidando com suas respectivas rotinas, que são diversas.

Nesse sentido, é preciso que as empresas busquem maneiras para que isso seja possível, pois quando não há essa integração, corre-se o risco de que aconteçam atrasos no fluxo de trabalho geral do negócio, o que não é algo bom e pode comprometer a sua operação como um todo.

Pois bem, saiba que hoje já é possível contar com o apoio de ferramentas e metodologias para resolver essa questão. Então, reunimos aqui 4 delas que ajudam na integração de equipes do trabalho. Confira!

1. ERP

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que nada mais é do que um sistema que apoia a gestão das empresas. Esse apoio vem no sentido de automatizar a sua operação deixando os processos mais ágeis e interligados.

Na prática, o ERP serve como a ponte de integração entre os departamentos, centralizando as informações em um único local, reduzindo qualquer falha de comunicação e mantendo tudo documentado da melhor maneira possível.

Além disso, podemos citar mais algumas vantagens de utilizar um ERP para fazer a integração de equipes do trabalho:

  • controle de pedidos de clientes;
  • redução das chances de erros na operação do dia a dia;
  • organização dos processos da empresa;
  • facilidade de realizar planejamentos;
  • integração de informações críticas, tal como as que são relacionadas ao departamento financeiro.

2. Endomarketing

O endomarketing nada mais é do que ações de marketing focadas no público interno das empresas, ou seja, os seus colaboradores.

Saiba que, além de deixar os profissionais mais motivados, o endomarketing pode transformar a integração de equipes de trabalho em algo muito mais efetivo. Afinal, por meio de iniciativas que têm como base essa ferramenta, é possível remover distâncias e barreiras entre todos os colaboradores, deixando-os mais integrados no dia a dia.

Para começar esse processo não precisa de muita coisa, basta criar programas e ações que unam os profissionais da empresa e fortaleçam a cultura organizacional, reforçando a ideia de que a convivência em harmonia é algo muito valorizado pelo negócio.

3. Gamificação

A gamificação, ou gamification, nada mais é do que a utilização da técnica dos jogos em qualquer processo da empresa, criando um ambiente competitivo e saudável.

Ou seja, basta criar um ambiente que estimule essa competição e que haja uma grande integração entre as equipes para que elas possam se ajudar entre si.

Por exemplo, é possível criar um sistema de pontuação para os times que mais realizam tarefas em conjunto com outras, ou então para os que mais prestam auxílio dentro da empresa e, assim por diante.

Um ponto importante é que é preciso haver uma premiação e também algumas punições, assim como todo jogo. Isso deixará o desafio muito melhor e ajudará a manter todos cada vez mais motivados a estarem integrados.

4. Treinamentos

Por fim, nossa última sugestão para integração de equipes de trabalho é não abrir mão da boa e velha prática de incentivar treinamentos.

Saiba que todos os colaboradores têm muito a compartilhar com os seus colegas de trabalho e em muitos casos, esse compartilhamento pode ser de grande valia para outras equipes. Então, estimule que os departamentos forneçam treinamentos para outros, promovendo uma troca de conhecimento que seja construtiva entre todos.

Dessa maneira, fica quase impossível que as equipes de trabalho não estejam integradas entre si.

Agora que você já sabe melhor como fazer a integração de equipes do trabalho, o que acha de saber tudo sobre ERPs, baixando nosso guia sobre o tema?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This