logo-light-compila.png

Tudo sobre otimização dos processos de estoque com o Protheus

otimizacao de processos de estoque com o Protheus Compila

Os números do estoque da sua empresa não batem com o que está informado no seu sistema de gestão? Você não tem um controle sobre suas entradas e saídas a partir do ERP? Então você precisa entender tudo sobre a otimização dos processos de estoque com o Protheus para garantir uma gestão mais eficiente

Reunimos as principais informações sobre a importância de uma gestão de estoque bem organizada e os principais resultados que ela gera para a sua empresa

Além disso, temos dicas práticas de como você realizar a sua otimização dos processos de estoque com o Protheus. Confira e comente para saber mais!

Por que ter uma gestão de estoque eficiente

A Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) divulgou o varejo brasileiro perdeu em 2017 cerca de 1,29% do seu faturamento anual por conta de prejuízos com:

  • Erros no manuseio de produtos;
  • Vencimento de mercadorias;
  • Furtos.

Essa porcentagem representa uma perda de, em média, R$ 19,5 bilhões da receita anual do setor, de acordo com informações da EBC. Com um número tão alarmante para o varejo, já dá para imaginar que a realidade das indústrias também não é muito diferente.  

Tudo isso para falar que uma gestão de estoque eficiente é cada vez mais essencial para empresas que querem se manter no mercado e com melhores resultados. 

Afinal, você não quer perder dinheiro por conta de erros no estoque que podem ser evitados, não é mesmo? Então fique atento às dicas que separamos! Deixe também seu comentário para saber mais. 

Leia também: ERP e gestão de estoque: como funciona essa relação?

Como tornar a gestão de estoque mais eficiente

Que seu estoque faz parte do patrimônio da sua empresa você já sabe. E agora também entendeu a importância de uma gestão eficiente para evitar prejuízos e otimizar os recursos que já estão disponíveis.

Para sua empresa ter uma gestão de estoque eficiente primeiro é necessário definir como será feito esse controle das mercadorias/produtos ou matérias-primas, em casos de indústrias. 

E há várias metodologias de organização de estoque que podem ajudá-lo nesse momento. Como, por exemplo:

  • PEPS: primeiro que entra, primeiro que sai; 
  • UEPS: último a entrar, primeiro a sair;
  • Custo Médio (ou MPM): prevê a renovação dos valores do estoque sempre que novos itens entrarem;
  • Just in Time: menor nível de estoque possível capaz de atender as demandas.

O principal será estudar cada uma delas e definir a metodologia que mais faz sentido para o seu negócio. 

E depois será necessário que a equipe envolvida tenha o conhecimento adequado de como organizar o estoque e manter esses processos em andamento corretamente.

Vale ressaltar que uma das principais dificuldades das empresas que utilizam um sistema de gestão é informar corretamente para o ERP todas movimentações que ocorrem dentro do estoque

Por isso, se você quer superar esse tipo de problema ou outras dificuldades que possa ter em realizar sua gestão de estoque com o Protheus, confira as dicas abaixo.

Otimização dos processos de estoque com o Protheus

Se o seu estoque não estiver informado corretamente no ERP, antes de iniciar sua otimização, a principal tarefa da sua empresa deve ser realizar um inventário do estoque. 

Que nada mais é do que a listagem completa de todos os produtos armazenados. Onde você deve identificar os produtos, classificar e determinar seu valor. O seu objetivo deve ser que a ferramenta de gestão utilizada pela empresa informe a real situação do seu estoque. Gerando dessa forma: segurança de informações; evitando erros; e desperdício de materiais ou produtos. 

Além disso, esse é um ótimo momento para que a equipe se habitue ainda mais ao ERP e aprenda na prática como cadastrar informações.

Inventário concluído? Então para otimizar os processos de estoque com o Protheus e manter suas informações sobre o estoque e a movimentação dos produtos em dia, o próximo passo é definir com a equipe padrões de rotina para cada processo. 

Por exemplo, a entrada de produtos no estoque deve ter um padrão de cadastro já pré-estabelecido. E essas informações devem ser sempre preenchidas no ERP Protheus conforme esse padrão e em tempo real. 

O que evita erros e desencontro de informações entre o estoque físico e o informado no sistema de gestão. E também otimiza a integração das informações com os outros departamentos da empresa.

A saída dos produtos também deve ser informada em tempo real e de forma padronizada no ERP Protheus. Com esses processos principais em dia e bem organizados, será ainda mais fácil para sua empresa melhorar outros pontos da sua gestão de estoque. 

Análise de dados

Outro fator que você deve ficar atento se quer realizar a otimização dos processos de estoque com o Protheus é a análise dos dados informados pelo sistema. Tendo segurança sobre as informações geradas pelo ERP, você como gestor pode ter muito mais tranquilidade na hora de analisar esses dados e tomar decisões. 

Além disso, também é possível a partir disso calcular qual é o giro de estoque da sua empresa. E também entender com exatidão quais são os produtos que possuem maior saída, em quais períodos e como prever demandas futuras. 

Resultados da otimização dos processos de estoque com o Protheus

Os resultados da otimização dos processos de estoque com o Protheus são sentidos diariamente pela equipe envolvida com o estoque. Como aumento da confiança na ferramenta, agilidade na consulta ao estoque, garantia de informa 

Além disso, no final do mês você gestor também encontra resultados tangíveis para a empresa. A partir de benefícios como: 

  • Redução de perdas de mercadorias, o que evita prejuízos financeiros;
  • Aumento da produtividade da equipe; 
  • Elimina retrabalho;
  • Controle efetivo sobre entradas e saídas;
  • Informações no ERP que podem ser usadas para uma melhor tomada de decisões;
  • Análise de custos dos processos de produção;
  • Facilita a previsão sobre as necessidades de compras futuras.
  • Informações de diversos departamentos da empresa integradas e com qualidade.

Conclusão

Gostou de conhecer todos os benefícios da otimização dos processos de estoque com o Protheus e porque a gestão eficiente de seus produtos é fundamental?

Então comente abaixo a sua opinião! E se você quer otimizar o uso do Protheus na sua empresa, precisa conhecer as soluções tecnológicas da Compila

Entre em contato e peça uma avaliação com nossos especialistas em negócios e ERP Protheus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This