logo-light-compila.png

Ciclo de Inovação: entenda como o ERP pode ajudar

O país enfrenta uma das maiores crises da história nacional. Então, é esperado que os empresários coloquem a velha máxima de que, enquanto alguns choram, outros vendem lenços. Mas, o que realmente essa frase tem a dizer? Simples: ela retrata que as oportunidades aparecem nas mais variadas situações, inclusive naquelas que aparentam ser ruins a todos. 

E, para um empreendedor, inovação é a ferramenta que possibilita desenvolver e alavancar o seu negócio em qualquer cenário. Nessa perspectiva, é importantíssimo que o uso do Enterprise Resource Planning (ERP) seja feito de modo a maximizar as oportunidades e os nichos de mercado. 

Você sabe como o sistema ERP pode otimizar o ciclo de inovação de uma empresa? Que tal, então, acompanhar o nosso artigo até o final para compreender todo esse processo? Não perca tempo! Neste post, iremos destacar como a gestão inovadora pode ampliar os seus negócios. Confira agora! 

Como maximizar as oportunidades com o meu software ERP? 

Essa é uma boa pergunta. Primeiramente, vamos definir as funcionalidades que estão presentes em um programa ERP, vamos lá:

  • integração entre todos os departamentos da empresa; 
  • acompanhamento das vendas, da receita obtida e dos gastos da companhia;
  • agilidade empresarial e na tomada de decisões;
  • otimização de atividades manuais;
  • redução no tempo dos processos gerenciais.

A lista de oportunidades decorrentes dessa ferramenta é bastante extensa. O que é importante ser destacado é que é possível aumentar a profissionalização e a otimização da atividade com esse recurso. Uma empresa que quer aumentar as suas ações de inovação necessita ter um bom planejamento e acompanhamento de todos os processos. 

Inovar é algo que sempre gera algumas dúvidas, não é mesmo? Para você, empreendedor, é preciso que haja a definição das métricas de inovação. Em outras palavras, as métricas são responsáveis por medirem a facilidade de um projeto se tornar uma inovação que gere sucesso e valor para a companhia. 

Na modelagem dos sistemas ERP é preciso que exista a compatibilidade com os recursos inovadores. Realizar uma nova forma de demonstração de um produto, criar novas campanhas de marketing ou realizar um novo tipo de contato e prospecção com o seu cliente são maneira simples de se inovar.

 Assim, a surpresa e o estado de contentamento dos seus consumidores impactarão de forma positiva no seu negócio. 

Como o ERP ajuda na medição e no indicador de inovação? 

O velho hábito de registrar os processos em folhas, de maneira manual, tornou-se bastante ultrapassado com a ascensão da tecnologia. Hoje, é possível administrar várias funcionalidades e tarefas em um mesmo software. 

Para criar indicadores de inovação na aquisição de um ERP é necessário que algumas perguntas sejam feitas, tais como:

  • quais os desejos do usuário da plataforma?
  • qual a viabilidade financeira desse projeto?
  • quanto é tecnicamente possível a implantação dessa ferramenta? 

Após isso, os indicadores de inovação são utilizados para a definição de iniciativas dentro da empresa. Achou um pouco complicado? Vamos descrever um exemplo para facilitar a compreensão. 

Imagine que o seu ERP foi utilizado para determinar todo o custo da mercadoria vendida, da produção ao despacho. Com isso, é possível realizar uma destinação correta dos lucros para uma iniciativa inovadora, que pretende realizar a demonstração do produto nos pontos de venda.  

Percebeu como o ERP pode ser utilizado para maximizar as oportunidades de inovação? Com a definição dos indicadores, o empreendedor pode se preparar para implementar, de fato, mudanças na companhia. 

Como fidelizar clientes e criar novas oportunidades de negócios com a gestão da inovação? 

Os programas de fidelidade são muito utilizados para aumentar o grau de engajamento do cliente com a marca. As empresas aéreas fazem um uso bastante difundido e que atrai milhares de consumidores: a troca de milhas por passagens. 

Por isso, é fundamental que as empresas desenvolvam programas de fidelidade. A inovação pode ser o gatilho para a prospecção de novos clientes. Com isso, os programas de relacionamento perpetuam esse processo e aumentam o grau de satisfação dos consumidores com a companhia. 

Bônus, premiações e descontos são alguns dos atrativos mais oferecidos nas estratégias de fidelização. Não se esqueça de que o cliente é o bem mais precioso de qualquer empresa. 

Como implementar um ciclo de inovação entre os meus colaboradores? 

Estratégias desenvolvidas internamente são mais acessíveis e possíveis de serem implantadas. Por isso, é recomendável que comissões ou equipes sejam organizadas com o objetivo de analisar projetos inovadores que podem ser adotados na companhia. 

O teste de estratégias é importantíssimo antes de ela ser adotada. Motive os seus colaboradores para encontrarem maneiras de inovar, seja qual for o seu segmento. Mesmo que você trabalhe com uma proposta mais rígida e inflexível, existem possibilidades de aumentar a inovação nos seus processos.  

Por exemplo, as construtoras quase sempre vendem os mesmos produtos, não é mesmo? Uma estratégia simples, barata e aplicável seria o reaproveitamento dos resíduos da obra no desenvolvimento de artigos de decoração reciclados. Esses itens poderiam ser dados aos futuros compradores, aumentando o grau de engajamento. 

Como o ERP pode potencializar os seus negócios? 

Como já foi dito, a otimização e a agilidade tornam os softwares ERP indispensáveis a todas as empresas. Um melhor gerenciamento dos processos faz com que exista maior atenção a novas possibilidades de expansão. 

No competitivo mercado brasileiro, é importantíssimo que o seu negócio consiga se adaptar a mudanças e crescer com novos leques de oportunidade. O ERP aumenta a capacidade da análise de dados. Com isso, o seu negócio pode investir mais tempo em estratégias de crescimento. 

Pense que antes toda a emissão de notas fiscais era feita manualmente. Com o ERP, esse processo se tornou automatizado e mais ágil. Assim, você pode desengavetar uma ideia de veiculação de campanhas publicitárias nas redes sociais, orientando a sua equipe de colaboradores. 

Conseguiu compreender como o ciclo de inovação é fundamental ao seu negócio? Fique sempre atento às últimas tecnologias de gestão que podem aumentar a performance do seu empreendimento. Existem inúmeros ERPs e, com certeza, algumas das opções podem ser viáveis à sua marca. 

Não perca nenhum conteúdo do nosso blog! Acompanhe-nos no Facebook e fique por dentro de todos os conteúdos publicados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This