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Aplicativos mobile: como saber se sua empresa precisa de um?

Devido ao crescimento do número de usuários ativos em smartphones, as empresas que buscam novas formas de conquistar seus clientes encontraram diferentes maneiras de atrair o seu público usando a tecnologia. E uma delas é utilizando seus próprios aplicativos mobile.

De acordo com uma pesquisa feita pela FGV, o número de smartphones ativos no país ultrapassa os 208 milhões de dispositivos. Por esse motivo, as companhias encontraram novas formas de conquistar e atrair novos consumidores. Ao gerar valor utilizando conteúdo ou solucionando dúvidas e problemas, as empresas têm maiores chances de realizar uma venda e, consequentemente, aumentar o lucro do empreendimento.

E você? Quer saber se a estratégia pode ser utilizada em seu negócio? Veja alguns indicativos no nosso artigo a seguir!

Receba melhor feedbacks

Para ter sucesso no empreendimento, é fundamental que a empresa escute a opinião dos seus clientes. Afinal, é por esse método que o empreendedor, junto à sua equipe, consegue identificar problemas que não foram percebidos na produção do produto/serviço.

Ao receber feedbacks, a empresa pode não só trazer melhorias, mas também gerar ideias que não chegaram a ser imaginadas na produção da mercadoria.

Por esse motivo, você deve considerar uma plataforma em que os clientes possam deixar as suas opiniões sobre o seu produto/serviço. Além dos problemas a serem solucionados, os comentários podem mostrar a satisfação do cliente também. Dessa forma, você entende também em quais pontos deve manter a estratégia.

Ofereça um ótimo atendimento

Complementando o item anterior, além dos comentários sobre possíveis melhorias, uma plataforma mobile pode ser uma boa forma de responder dúvidas e reclamações sobre o serviço de forma mais rápida.

Apesar da disposição das redes sociais, ter um local próprio para atender os clientes, além de mostrar um lado mais profissional da empresa, garante que tanto o consumidor quanto o suporte estejam livres das distrações das mídias digitais.

Gere valor para os usuários

Com as melhorias encontradas a cada geração de smartphones, os usuários podem, com o desenvolvimento de um bom aplicativo, utilizar seus recursos para facilitar a vida dos seus clientes.

Ao utilizar recursos como GPS, redes de internet, câmera ou microfone, as empresas podem buscar formas de aproveitar as ferramentas a favor do seu empreendimento, melhorando o relacionamento com o seu cliente.

Para exemplificar, podemos citar o exemplo da Starbucks, a famosa rede de cafeterias americanas. Ao pensar em uma maneira de diminuir a fila dos estabelecimentos, a empresa desenvolveu uma plataforma mobile para receber os pedidos dos clientes diretamente dos smartphones. Além de diminuir o tamanho das filas, os usuários ficaram mais satisfeitos pela comodidade que o aplicativo propõe.

Melhore a imagem da empresa

Para manter o reconhecimento da marca diante dos seus clientes, a empresa deve criar maneiras de criar um contato mais próximo dos seus usuários. Por esse motivo, você deve desenvolver o branding da companhia. De forma resumida, é o trabalho de gerar valor para os clientes, a ponto da marca ser lembrada em outras ocasiões de forma positiva.

Um bom exemplo dessa estratégia foi utilizado pela empresa Under Armor, uma fabricante de materiais esportivos que, ao procurar uma forma de se manter presente na vida dos usuários, criou o aplicativo “Contador de Calorias”.

O programa permite ao usuário não apenas monitorar os exercícios feitos no dia, mas encontrar dicas de alimentação saudável. Ambos os assuntos estão diretamente ligados à venda de seus produtos esportivos. Dessa forma, quando o usuário precisar comprar alguma vestimenta para seus exercícios, terá mais chances de se lembrar da Under Armor em sua próxima compra.

Crie um canal de marketing direto

Ao gerar valor para as pessoas dentro da sua plataforma, é natural que, com o passar do tempo, o público visite o aplicativo com maior frequência, tornando o engajamento ainda maior.

O acesso frequente por parte do usuário, que já acompanha a marca, faz com que haja maiores chances de ele adquirir algum produto, se tornando uma grande oportunidade de realizar uma oferta especial para o cliente.

No meio dos conteúdos disponíveis no aplicativo, você pode oferecer aos seus clientes, que já estão engajados, alguns cupons de desconto para utilizar em seus produtos ou serviços.

Aumente o alcance da audiência

Por conta da popularização dos smartphones, é bem provável que os seus potenciais clientes estejam conectados aos seus celulares. Com a facilidade oferecida pela internet, as empresas podem, pelos próprios aplicativos, gerar valor para milhares de pessoas, independentemente dos lugares onde elas estiverem.

Foi com esse pensamento que a loja de artigos esportivos Netshoes revolucionou o mercado digital no Brasil. Por conta do crescimento de usuários acessando a internet, os criadores viram a oportunidade de expandir a sua marca vendendo os produtos em plataformas digitais.

O sucesso foi tão grande que eles decidiram fechar as lojas físicas que tinham para focar no empreendimento de forma digital. Apesar da decisão escolhida pelos donos da loja virtual, é visível o quanto a expansão para o mundo digital, como em aplicativos mobile, por exemplo, pode aumentar o alcance do seu público.

Fidelize clientes

De acordo com Philip Kotler, uma das maiores referências em marketing, conquistar um novo cliente custa entre cinco a sete vezes mais caro para a empresa do que manter um antigo. Isso ocorre porque ela tem o trabalho de apresentar o produto ao seu cliente, que dificilmente aceitará a sua proposta na primeira conversa. Diferentemente de alguém que já tenha confiança em sua marca.

Por esse motivo, a fidelização do cliente se torna a opção mais indicada para o empreendedor que deseja vender mais. Uma forma de garantir a atenção dos clientes à sua marca, além de oferecer um bom atendimento, é gerar valor por meio de benefícios exclusivos.

Como exemplo, podemos citar a estratégia utilizada pela Méliuz, empresa que divulga os produtos de grandes varejistas e paga uma porcentagem da sua comissão de volta para os seus usuários.

Dessa forma, a pessoa que procura economizar se torna um cliente fiel pelas vantagens oferecidas pelo aplicativo. Com o seu uso, a pessoa pode encontrar rapidamente lojas físicas em sua proximidade que tenham convênio com a plataforma. Caso o usuário decida fazer uma compra online, o aplicativo disponibiliza o benefício também para as lojas virtuais, gerando satisfação e fidelização de seus clientes.

O investimento no desenvolvimento de um aplicativo pode ser uma boa estratégia para a companhia. Como vimos no artigo, não só criamos uma relação mais próxima com os nossos usuários, como temos a possibilidade de oferecer oportunidades únicas, como promoções ou acesso a um material de melhor valor. Esses detalhes são essenciais, tanto para a atração de novos consumidores quanto para a sua fidelização.

E você? Acredita que os aplicativos mobile da sua empresa podem ajudar o seu empreendimento? Quer ter acesso a mais dicas? Siga-nos no Facebook, LinkedIn e YouTube e fique por dentro de outros conteúdos como este!

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