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Experiência e satisfação do cliente: entenda suas diferenças

O cliente é a peça-chave mais importante de qualquer negócio. Nessa perspectiva, as empresas investem cada vez mais em sistemas e práticas de proatividade para estreitar as relações com os seus consumidores. É preciso que você, empreendedor, busque constantemente soluções para sempre atrair os seus clientes.

Um detalhe que poucos empresários sabem é a diferença entre a experiência e a satisfação do cliente. Apesar de serem bastante correlacionados, existem detalhes bastante diferentes entre esses dois termos. Saber fazer um uso produtivo e aprimorado de cada um deles aumenta as chances de sucesso no seu empreendimento.

Afinal, realizar mais vendas é o desejo de quase todos os empresários, não é verdade? Neste post, você descobrirá como fazer um monitoramento da satisfação do cliente, além das diferenças dela e da experiência do consumidor. Continue a leitura!

Qual a importância do monitoramento do cliente para o meu negócio?

Primeiramente, é preciso definir como a experiência do cliente impacta na gestão estratégica do negócio. Esse processo é definido como toda a jornada do consumidor durante a compra. Parece um pouco complicado, não é mesmo? Mas isso quer dizer, na verdade, que são todos os fatos desde a descoberta do serviço ou produto até a sua utilização.

Dessa forma, o cliente tem contato com os mais variados departamentos da sua empresa: o setor de marketing, de vendas, de cobranças e de suporte pós-compra — todos eles recebem informações importantíssimas sobre o perfil da sua clientela.

Mas qual a importância de monitorar o meu consumidor? Compreender os anseios dos seus clientes faz com que projetos e atitudes sejam tomados no sentido de aumentar as chances de novas vendas e de relacionamentos futuros. Com isso, haverá um aumento na performance do seu negócio, sem deixar de lado o atendimento cordial e proativo com o seu consumidor.

Dados são de fundamental importância para qualquer marca que atua no competitivo mercado brasileiro. Hoje, um cliente não procura somente um produto; ele almeja ser bem tratado, ter as suas dúvidas sanadas e encontrar uma mercadoria ou um serviço que estejam alinhados às suas necessidades. Todas as percepções envolvidas nesse processo compõem a experiência do cliente.

Como otimizar o meu negócio com as informações do meu consumidor?

Otimizar significa, muitas vezes, aumentar a performance e a agilidade de uma marca. As reações de um cliente no seu estabelecimento podem ser utilizadas para desenvolver estratégias com a sua equipe, na busca pela melhora no relacionamento e na fidelização dos clientes já ativos.

Para conseguir isso na prática, é preciso saber fazer um bom uso do feedback dos seus consumidores. Essas informações orientarão as propostas de melhorias no relacionamento e na experiência do cliente.

O uso de programas Custommer Relationship Management(CRM) tornam esse processo mais efetivo. As necessidades exclusivas de um consumidor podem ser registradas nesse software de forma integrada e organizada.

Outra ferramenta que pode auxiliar na otimização do seu negócio é a integração do CRM com um programa de gestão Enterprise Resource Planning(ERP), que reúne todas as informações dos departamentos de uma empresa.

Assim, você pode oferecer um serviço personalizado aos seus clientes, aumentando o grau de satisfação com a sua marca e desenvolvendo um relacionamento de longo prazo. Pense nisso! Utilizar a tecnologia de maneira eficiente faz com que o seu empreendimento destaque-se no competitivo mercado nacional.

Afinal, qual a diferença entre experiência e satisfação do cliente?

Cada um desses conceitos possui uma particularidade. Como é dito no conhecimento popular, é preciso compreender algo para saber fazê-lo da forma correta. Vamos começar logo pela experiência do cliente. Ela diz respeito a todos os processos e fatores que compõem um processo de compra. Do primeiro contato à finalização da compra, existem muitos detalhes que precisam ser bem trabalhados pelos empresários.

A experiência demonstra se o consumidor voltará a fazer negócio com a sua marca. Por isso, é preciso que todos os seus colaboradores estejam alinhados para atender o cliente da melhor maneira possível.

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre o que é a experiência, vamos falar sobre a consequência de um atendimento bem-feito: a satisfação do cliente. Ter clientes satisfeitos é o objetivo de muitos empreendimentos.

Não é só pelo simples fato de querer vender, mas, sim, pela realização profissional de saber que o seu negócio consegue prosperar e satisfazer os mais diversos perfis, atendendo ou, até mesmo, superando as expectativas.

A satisfação é o coramento de todo um trabalho entre os seus colaboradores, fornecedores e todas as outras pessoas ligadas ao seu empreendimento. É preciso sempre estar atento às métricas e aos dados obtidos com os softwares de gestão, para conseguir satisfazer os seus consumidores. Não deixe de investir nesse aspecto!

Qual a importância da gestão empresarial para o monitoramento da satisfação dos clientes? 

Como dissemos, é preciso utilizar a tecnologia para trabalhar com dados e informações que orientem a implementação de estratégias de fidelização e ainda melhoram o relacionamento com o consumidor.

O CRM permite a inclusão de dados organizados, o que facilita o acompanhamento e a análise. Um exemplo de como isso pode ser utilizado é nas campanhas de marketing. Com as informações, é possível veicular comerciais e propagandas direcionados ao seu público-alvo.

Essa prática aumenta as chances de sucesso da sua campanha, seja atraindo novos consumidores ou reforçando a sua imagem com os clientes já ativos.

Um ERP também é indispensável a qualquer empreendimento. Visualizar todos os setores e, principalmente, as deficiências deles é uma estratégia vitoriosa para antecipar situações que podem gerar desconforto ou prejuízo para o seu cliente, reduzindo as chances de venda.

O relacionamento e o desenvolvimento de experiências do cliente com a sua marca são importantíssimos. Agora que você já sabe um pouco mais sobre como a satisfação do cliente é fundamental ao seu empreendimento, tente implementar estratégias e ferramentas que consigam mensurar esses dados.

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