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Automação para empresas: por que você precisa saber disso?

O processo de automação para empresas vem dando um salto nos últimos anos. Enquanto o número de vendas aumenta, o mesmo acontece com a quantidade de organizações que apostam na tecnologia como forma de otimizar processos, economizar tempo e recursos e até mesmo tornar mais eficazes as questões administrativas.

Os gestores, que antes tinham como fardo centralizar processos e tomar decisões com base em informações, agora contam com ferramentas mais assertivas. Assim, é possível automatizar práticas que, antes, eram feitas manualmente. Por conta disso, era mais fácil haver erros e comprometer o resultado de um projeto ou produto.

No entanto, a automação para empresas apresenta uma série de facetas distintas. Dessa maneira, é preciso saber no que focar para que os problemas do seu negócio sejam resolvidos por essas soluções.

Hoje em dia, os ERPs abarcam não só ferramentas de gestão, mas também de setores como comercial, marketing, vendas, suporte ao cliente, entre outros. Portanto, no texto de hoje, vamos mostrar alguns tipos para que você avalie qual automação é ideal para a sua empresa. Continue com a gente!

Automação para empresas: otimização do marketing

O maior alcance e assertividade dos meios digitais, em comparação com outros tipos de veículos (como jornal, TV e rádio), fez com que empresas de todos os tamanhos passassem a investir mais nas ferramentas de marketing digital.

Consequentemente, também foram criados produtos de automação para resolver esses problemas. Alguns deles oferecem a possibilidade de coordenar em um único software as principais estratégias de inbound marketing que sua equipe de comunicação pode utilizar na empresa. Aqui, incluímos:

  • publicação de artigos em blogs corporativos;
  • gestão de e-mail marketing;
  • postagem de conteúdo nas redes sociais;
  • campanhas para geração de leads;
  • acompanhamento das métricas e resultados.

Quando bem geridas, as ferramentas que permitem automatizar o marketing das empresas podem resultar aumento de vendas, fidelização e menor custo para expandir o produto a novos clientes.

Automação do comercial: facilidade e redução de custos

Outro setor que tem muito a ganhar com as ferramentas de automação é o comercial. Afinal, antigamente, várias de suas funções eram feitas manualmente e, por isso, envolviam todo um setor.

Hoje, demandas como emissão de notas fiscais, etiquetação e precificação de produtos, acompanhamento de vendas e contabilidade passaram a ser geridos por softwares.

Assim, quando as empresas passam a adotar meios de automatizar essas e outras tarefas, percebe-se uma série de vantagens, como melhorias na otimização dos serviços e redução de custos com equipe, menores taxas de desperdício e melhor controle da relação com o cliente. E o melhor é que isso pode até mesmo alavancar as vendas! 

Automatizar o atendimento: revolução junto aos clientes

Em função do maior contato e exposição trazido pelas mídias digitais, a proximidade entre empresas e clientes tem causado uma verdadeira revolução na área de relacionamento com clientes e atendimento.

Companhias que mudaram a forma como interagiam com os consumidores até criaram um setor específico para isso, o User Experience, ou seja, experiência do usuário. Mais que um produto, os clientes do século XXI buscam ter uma boa experiência de compra.

A partir daí, as empresas passaram a procurar soluções para automatizar essa relação, como chatbots, atendimento individualizado e estratégias de remarketing. O objetivo é aumentar o número de clientes, fidelizá-los e torná-los mais que consumidores, mas participantes da construção da história de uma marca ou um produto.

Seja qual for o tipo de automação para empresas que mais tenha a ver com seu negócio, antes de mais nada, é necessário identificar suas necessidades e investir no que mais fará a diferença para a sua empresa.

Adotar um ERP significa trazer uma revolução para dentro da companhia e, portanto, é importante dar tempo ao tempo e passar por um período de adaptação. Mas não perca a chance de otimizar seus processos!

Já deu para ter uma ideia de qual tipo de automação mais faria diferença no cotidiano da sua empresa? Tem outras dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário aqui embaixo!

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