logo-light-compila.png

Treinamento de pessoas: como fazê-lo para implantar um software?

Hoje em dia, o treinamento de pessoas e de equipe é muito comum no ambiente de uma empresa. Afinal, quando o time está bem treinado, é capaz de aprimorar suas habilidades, ser mais produtivo, reduzir os custos e alcançar os objetivos com mais eficiência.

Sabe-se, inclusive, que para formar a equipe utiliza-se muito o conceito de T&D, que diz respeito ao treinamento — isto é, “educação profissional” — e desenvolvimento — que serve como aprimoramento das capacidades dos membros das organizações. Essa dupla pode ajudar muito, garantindo mais união, engajamento, motivação e produtividade.

E se o foco é a implementação de um software, por exemplo, é interessante treinar a equipe para que conheça e saiba lidar com essa tecnologia. Neste post vamos abordar os principais processos que norteiam essa atividade. Confira!

Diagnóstico

A primeira etapa é o diagnóstico. É aqui que você deverá fazer alguns questionamentos: por que treinar, para qual propósito, quem será a equipe, e quando será feito o treinamento. O objetivo você já tem, que é preparar as pessoas para implantar um software. É válido ressaltar que, nessa parte, você precisa especificar a expectativa em relação ao término do treinamento.

É no diagnóstico, como diz o significado da palavra, que a empresa identificará as necessidades do treinamento. Logo, a carência de capacitação ou desempenho dos membros.

Planejamento

Como qualquer papel de dentro de uma organização, o planejamento é um fator decisivo para organizar e colocar os “pingos nos is”.

O questionamento nessa etapa deve responder às perguntas “qual é a melhor forma de desenvolver o treinamento?”, “como será feito (estágio, rodízio de funções)?”, “por quem (pessoal interno ou externo)?”. Por exemplo, um especialista de TI deve estar presente para que as dúvidas sejam sanadas e que a explicação seja didática.

No planejamento, deverá ser elaborado um programa de capacitação. Há 4 tipos:

  • Integração;
  • Formação;
  • Aperfeiçoamento;
  • desenvolvimento.

Como o objetivo é preparar a equipe para a implementação de um software, é provável que se crie um programa de capacitação de formação, que tem como alvo fornecer as informações técnicas sobre as novas atividades.

Implementação

Nessa fase, você deve analisar quais são os fatores que podem impactar essa implementação, como a flexibilidade da adesão ao programa de treinamento, o envolvimento de toda a equipe — inclusive executiva —, facilidade de se comunicar, infraestrutura disponível e assim por diante.

Avaliação

Na última etapa, o gestor da empresa acompanhará o processo do treinamento, avaliando as pessoas por meio de feedbacks para que erros possam ser contornados e erradicados. É importante ressaltar isso ajuda a verificar se todo elemento envolvido no time está indo para o caminho certo ou não.

Nessa avaliação, deverá ser notada qual foi a reação dos participantes, o aprendizado adquirido (por meio de questionários ou aplicações práticas, por exemplo) e se houve ou não uma mudança de comportamento, para melhor, depois da implementação.

Por meio do treinamento de pessoas, é possível capacitar a sua equipe e, ainda, modernizar a sua empresa. Inclusive, o treinamento pode se adequar a qualquer objetivo, basta personalizá-lo. A Compila presta serviços complementares para softwares (customização, atualização de versões e treinamentos). Se você gostou desse post, não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber mais novidades e dicas em primeira mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This