logo-light-compila.png

Sistema Protheus: conheça as principais funcionalidades

Desenvolvido em 1991, o sistema Protheus Totvs foi originalmente chamado de Siga Advanced. Mesmo em sua primeira geração, ele já era considerado uma inovação em gerenciamento de processos administrativos e operacionais.

Com o decorrer dos anos, o Protheus foi evoluindo e recebendo uma série de ajustes que o transformaram na poderosa ferramenta de gestão que conhecemos hoje em dia.

Ainda não sabe o que é sistema Protheus Totvs? Então, continue a leitura e conheça melhor as suas principais funcionalidades!

O que é o sistema Protheus

Originalmente criado pela Microsiga, o sistema Proteus pode ser considerado uma linha de software ERP subdividido em módulos ajustáveis de acordo com cada empresa.

Quando a Microsiga comprou a Logocenter, Datasul e RM, decidiu mudar seu nome para TOTVS, unificando assim todas as empresas. O nome do sistema, por sua vez, foi inspirado em Proteus, deidade marinha da mitologia grega.

Entre as soluções de negócios do Protheus, está a abrangência de processos operacionais, setoriais e administrativos nas seguintes áreas:

  • Saúde;

  • Agroindústria;

  • Construção;

  • Varejo;

  • Logística;

  • Jurídico.

Leia – Sistema ERP Protheus: tudo o que você precisa saber

As principais funcionalidades do Protheus

Como destacamos acima, o sistema Proteus é uma linha de software que integra variados sistemas, como ERP, CRM, HCM e SCM.

Ou seja, o software abrange os principais processos operacionais das empresas, correspondendo a uma gestão centralizada em que todos os departamentos possam ser administrados. Veja abaixo as principais funcionalidades do sistema Protheus.

Cadastramento da empresa

O sistema efetua o cadastro com todas as informações de registro da empresa, como:

  • tipo de sociedade;

  • data e valor do capital;

  • data da constituição;

  • valor das ações e quotas;

  • inscrição municipal e estadual;

  • objeto social;

  • forma de representação;

  • CNPJ.

Controle das unidades

O sistema torna viável o controle de todas as unidades do empreendimento.

Gestão e participação acionária

Ele viabiliza a gestão da empresa por parte de todas as pessoas participantes da sociedade, sejam sócios, acionários, conselheiros, diretores etc.

Ainda mais Praticidade

Quer saber como facilitar ainda mais seu trabalho no sistema Protheus, assista o vídeo Ferramentas Protheus – Compila Query Export e descubra uma maneira de economizar tempo e recursos, com uma ferramenta que permite exportar sua Query diretamente para uma planilha do Excel.

Acompanhamento dos atos societários

O Protheus permite que todos os atos societários, como o controle de concessões, alvarás de funcionamento, portarias etc. sejam integrados e supervisionados em um único sistema.

Controle dos atos societários

Atos como reuniões de diretores, assembleia geral ordinária e extraordinária, entre outros, podem ser controlados por meio do sistema. Com ele, até mesmo a gestão de prazos pode ser efetuada com minuciosidade.

Gestão de contratos

Ele possibilita a formalização de contratos e controle de minutas contratuais, além de suas manutenções ou encerramentos, como adendos, rescisões e termos de rescisão.

Gestão de consultas

O sistema Protheus permite total controle dos prazos de solicitações de consultas feitos pelos departamentos do empreendimento, até o posicionamento de outros setores.

Gestão de ofícios

Seja qual for o número de ofícios recebidos pela empresa, o sistema Protheus permite uma gestão prática e organizada. Alguns exemplos incluem:

  • inquéritos civis;

  • solicitações de informações por órgãos do judiciário;

  • aprovações da equipe jurídica;

  • ajudas de conduta e respostas de órgãos da justiça do trabalho.

Gestão de procurações

O Protheus oferece um eficiente controle das procurações registradas ou não em cartório, com determinação de prazo e que são entregues a terceiros para agir em nome da pessoa jurídica.

Ele também permite total acompanhamento das procurações em um único sistema, possibilitando que elas sejam localizadas, renovadas ou revogadas com total segurança.

Quais são os módulos dos sistemas ERP

Todas essas funcionalidades explicadas acima geralmente estão divididas em módulos dentro de um ERP, o que geralmente facilita o trabalho de cada setor. Os módulos mais básicos presentes em qualquer ERP padrão são os listados abaixo. Confira.

Módulo de Recursos Humanos (RH)

Esse módulo é voltado para tornar a gestão de RH mais eficiente, com uma melhor organização de documentos e a automação de processos. Entre suas ferramentas estão o gerenciamento dos dados de cada funcionários da casa ou terceirizado, rastreio de avaliações de desempenho, descrições do trabalho, designações, matriz de habilidade, gerenciamento de formação e capacitação, gestão de folha de pagamentos etc. 

Esse último recurso é imprescindível para qualquer empresa, pois ajuda a gerenciar salários, faz a consolidação contábil com cálculo de tributos e taxas, realiza todas as baixas necessárias automaticamente etc. Outra funcionalidade bem interessante é o acompanhamento de equipes de campo, que inclui a monitoração dos gastos com as viagens. 

Módulo de Inventário

Aqui, realizam-se todas as operações relacionadas ao estoque. Cada item pode ser categorizado e identificado por meio de número de séries, com isso, você pode saber a localização atual de cada produto facilmente: se estão no armazém, nas prateleiras, em trânsito para o cliente etc. 

É possível até mesmo etiquetá-los com QR code ou código de barras. Além disso, ele oferece relatórios completos sobre dados de estoque, como quão rápido um produto se esgota, quais estão parados etc. 

Módulo de vendas

Nesse caso, temos praticamente todos os processos importantes para que a equipe de vendas tenha sucesso em sua estratégia, com funcionalidades como:

  • consultas e análises de vendas;

  • elaboração de cotação;

  • realização de pedidos;

  • faturamento de produtos;

  • cálculos tributários;

  • ordem de envio de produtos;

  • rastreamento do status de pedido;

  • controle de ações promocionais e de pós vendas;

  • rastreamento e acompanhamento de leads etc.

Módulo de Compras

Esse módulo reúne todos os processos de aquisição de insumos e de matérias-primas no seu negócio. Ele conta com várias funções bem interessantes, como cadastro de fornecedores, links de itens em e-commerce, envio de solicitação de cotação aos fornecedores, monitoramento de negociações, preparação e acompanhamento de pedidos, planejamento de compras e integração com o estoque.

Módulo Finanças e Contabilidade

Objetiva o controle de todo o fluxo de entrada e saída de capital em cada transação da sua empresa. Portanto, monitora todas as despesas, contas contábeis, balanços, orçamentos, extratos bancários, notas fiscais de entrada e de saída, recibo de pagamentos, cálculo de tributos. 

Além disso, consegue calcular automaticamente várias métricas financeiras importantes, como ROI, lucratividade, patrimônio líquido etc. Todas essas informações podem ser consolidadas em relatórios financeiros gerados com apenas alguns cliques. 

Módulo de gestão de relacionamento com o cliente(CRM):

Geralmente, esse módulo é gerenciado pela equipe de marketing, que pode se integrar ao time de vendas. Seu principal objetivo é oferecer um melhor atendimento ao cliente e realizar ações de acompanhamento do relacionamento, antes e após as vendas. 

Nele, você armazena todos os dados valiosos sobre seus clientes e prospects, como histórico de compras, histórico de interações, dados obtidos por Big Data e redes sociais, entre outros. Além disso, conta com ferramentas de gestão de contratos, monitoramento de oportunidades de vendas e automação do marketing. 

Módulo de produção

É o monitoramento completo da linha de produção desde o início da fabricação até a entrega do produto. Entre suas funcionalidades, estão o planejamento de produção, programação de manutenção de máquinas e equipamentos, controle do uso de matéria-prima em cada processo, previsão de produção, relatório de produção diária e de produção real. 

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM)

Por fim, temos os módulos de gestão da cadeia de suprimentos, que monitora o caminho do produto desde o fabricante até o consumidor. Ele envolve ferramentas de gerenciamento de devoluções de vendas, processos de substituição, rastreamento do frete do produto, acompanhamento da frota etc. 

O Protheus é personalizável?

Certamente, nem todas as empresas precisam de todos esses módulos. Por isso, um grande destaque do Protheus é a sua facilidade de personalização. Assim, quando você procurar uma consultoria especializada, você verá que ela dará a opção de adaptar o ERP às suas necessidades atuais, eliminando módulos e ferramentas que não serão utilizados para você. Consequentemente, você terá um sistema mais enxuto e mais barato. 

Como funciona a integração do sistema Protheus?

Talvez, um dos principais diferenciais do ERP Protheus da TOTVS seja a sua capacidade de se integrar a outras ferramentas de TI utilizadas no cotidiano corporativo de uma forma completa e natural. Por esse motivo, falaremos bastante sobre isso a seguir.

O que destaca o Protheus Totvs em relação à integração? 

O principal destaque do Protheus é a sua integração nativa, isto é, o ERP fornece um ambiente de codificação para que ferramentas de outros fornecedores sejam programadas dentro do sistema como se fosse um módulo do próprio sistema. Sendo assim, você não precisará de um middleware ou um software de robotização de processos para foçar a comunicação entre a ferramenta de uma terceira parte e o Protheus.

Com um fornecedor bem capacitado, sua empresa poderá pedir a personalização do ERP para incluir os softwares que você já usa e que são essenciais para seus processos atuais. Ele vai, então, desenvolver um código nativo dentro do Protheus que será capaz de:

  • unificar os bancos de dados dos dois sistemas, pois, desse modo, a atualização de dados será contínua e instantânea. Caso se modifique uma informação no ERP, no outro software, ele também será imediatamente modificado e vice-versa;

  • integrar todas as ferramentas de cada sistema para que seus funcionários tenham a sensação de que estão utilizando somente um software com o mesmo nível de eficiência;

  • eliminar os erros que geralmente surgem nos middlewares quando eles não conseguem entender a relação entre o comando de um sistema com o outro.

Quais as vantagens da integração do Protheus Totvs?

Integração completa

Quando você utiliza um middleware para realizar a integração, você geralmente está somente realizando a consolidação de dados entre dois bancos diferentes. Assim, as duas ferramentas não conversam de verdade. 

Com o desenvolvimento nativo, no entanto, é possível incorporar realmente os mais diversos sistemas dentro do ERP de forma que essas ferramentas pareçam fazer parte dele desde sempre.

Facilidade de uso

Em vez de ficar transitando entre várias janelas de diversos softwares, seus funcionários terão tudo unificado no ERP. Isso representa um ganho de produtividade imenso para eles, pois, em cada transição, eles perdem alguns segundos que, somados em uma jornada de um dia, podem chegar a significar uma perda de 30 minutos de trabalho desperdiçados. Além disso, essas trocas também podem causar o esquecimento de alguma tarefa importante naquele momento.

Viu só? O sistema Protheus é um ERP avançado que oferece uma infinidade de recursos avançadospara os mais variados setores comerciais. Seus benefícios permitem uma gestão eficiente de seu negócio, além de otimizarem a produtividade da empresa e aumentarem sua vantagem competitiva.

Gostou de entender melhor como o Protheus pode ajudar sua empresa? Então, para continuar aprimorando seu negócio cada vez mais, confira também nosso post sobre como fazer gestão de pessoal com Protheus e sistemas ERP!

13 respostas

  1. Bom dia,

    Gostaria de saber os valores pra fazer um curso ou treinamento no sistema Protheus.

    Grato

  2. Existe alguma api de integracao para ecommerce? Gostaria de desenvolver uma para o Prestashop

    1. Boa Tarde Juliana,
      É possível fazer a gestão de almoxarifado com o Protheus tranquilamente, me envia o seu telefone para entendermos melhor sua necessidade
      Obrigado pelo contato!

  3. Boa tarde!

    Como seria a utilização do Protheus no estado do Pará?
    Em são Paulo usa- se o Sat…
    Aqui no estado do pará so precisamos que o ERP seja homologado para emitir se a NFC-e.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This