logo-light-compila.png

Por que a atualização de sistema ERP é tão importante?

A atualização de sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é uma medida preventiva que agrega muito valor à segurança e ao desempenho do software de gestão da sua empresa.

Protelar esse tipo de atualização pode criar vulnerabilidades no sistema, já que diariamente surgem milhares de códigos maliciosos que hackers utilizam para se apropriar de dados corporativos.

Além das novas ameaças que prejudicam a segurança da informação, também é preciso corrigir eventuais falhas que interferem na produtividade dos profissionais e na funcionalidade das soluções.

Veja, a seguir, alguns motivos que reforçam a importância da atualização de sistema ERP e como as novas versões proporcionam mais vantagens e uma melhor experiência aos usuários do sistema.

Garantia de segurança

O principal motivo para a atualização de sistema ERP é a segurança dos dados que ficam armazenados e são usados pela aplicação nos processos de negócio.

A infraestrutura de TI de uma empresa exige um certo nível de segurança que mitigue possíveis vulnerabilidades, principalmente relacionadas à atuação de pessoas maliciosas e à negligência dos profissionais que lidam diariamente com o software.

Além dos bugs atrapalharem o funcionamento do sistema e a produtividade dos funcionários, eles são, principalmente, portas invisíveis que podem ser usadas por criminosos para invadir um computador conectado ao banco de dados da empresa.

Por isso, possíveis brechas precisam ser combatidas por meio das atualizações que garantem mais segurança aos processos de negócio. Isso porque durante o estudo das funcionalidades que precisam ser atualizadas, os profissionais de TI analisam todas as novidades relacionadas à segurança e ao compliance do setor.

Antes do perigo se tornar real, o sistema já oferece recursos para minimizar as consequências de uma falha ou invasão. Mas quando o sistema não é atualizado e o criminoso cibernético já tem conhecimento dessa brecha, a possibilidade de invasão é muito maior.

Adição de recursos

Muitos desenvolvedores de sistemas não sabem exatamente o que pode ser funcional ou não para seus usuários. A partir de uma demanda conhecida, eles criam uma primeira solução que precisa ser melhorada a partir de feedbacks e necessidades que aparecem conforme o uso da solução.

Assim, são adicionados os recursos para que o software seja melhorado continuamente. Quando o usuário deixa de atualizar uma aplicação, ele não usufrui dessas melhorias e deixa de viabilizar maior eficiência para todos os processos que poderiam ser melhores com as funcionalidades adicionadas.

Além disso, a adição de recursos garante um caráter de produtividade que inova a forma com que as tarefas podem ser realizadas, com mais eficiência e controle.

Correções de bugs

Bugs são problemas que podem interferir na velocidade da aplicação e na funcionalidade dos recursos disponíveis aos seus usuários. Grande parte das atualizações dos sistemas de gestão está relacionada com a correção dessas falhas.

Entre algumas das piores consequências de bugs para o desempenho dos sistemas está o corrompimento dos dados, a perda dos trabalhos não salvos por crashes e comportamentos indesejados da ferramenta.

Atualização de sistema ERP minimiza esse problema, já que os desenvolvedores atuam constantemente na identificação e correção das falhas.

Atualização das funcionalidades

Para melhorar o desempenho de todo o sistema, algumas funcionalidades, principalmente as mais utilizadas pelos usuários, são atualizadas depois de um período de uso específico.

Isso garante que durante o funcionamento da solução, as condições de eficácia sejam mantidas e equivalentes às expectativas iniciais da contratação da solução.

Assim, mesmo depois da utilização contínua e do lançamento de um grande volume de dados, o software se mantém rápido e funcional.

Redução de manutenções

O monitoramento dos ativos de TI também minimiza a necessidade da realização de manutenções constantes e o volume de contatos dos usuários com o setor de suporte da desenvolvedora do sistema.

Isso também viabiliza a produtividade, uma vez que não ocorrem paradas que tornam as rotinas ociosas para os funcionários e onerosas para o setor administrativo da empresa.

Esse acompanhamento do ciclo de vida da solução torna a infraestrutura de TI mais eficiente e os profissionais mais motivados.

Aumento de performance

O código deve ser revisto e analisado para viabilizar todas as correções e minimizar as vulnerabilidades que podem afetar a performance do sistema. Assim, é possível agilizar o tempo de execução das rotinas e do processamento das tarefas, encontrar atalhos para ativar as funcionalidades mais usadas e reduzir a ociosidade que pode afetar também a atuação dos profissionais.

Além da estabilidade, a atualização de sistema ERP garante mais desempenho para o dia a dia do trabalho — tanto para a gestão estratégica da empresa quanto para os processos operacionais. Em resumo:

  • menor volume de falhas do sistema reduz a quantidade de erros e de retrabalho que comprometem a execução de tarefas no dia a dia do negócio — além da ociosidade causado pelas reinicializações e paradas frequentes;

  • a melhoria da performance torna as rotinas e processos mais ágeis, sem esforço nas entregas e no aumento da capacidade de cada usuário em entregar resultados com maior eficiência;

  • novos recursos agregam valor à ferramenta, além de adequar as funcionalidades já existentes para viabilizar maior produtividade e confiabilidade, sem gargalos.

Quando o sistema ERP não é atualizado regularmente, o sistema perde a funcionalidade para o qual foi desenvolvido, principalmente porque se torna menos eficiente em relação ao projeto inicial, quando ele foi criado.

As atualizações de sistema ERP com a implementação de novos recursos e a remoção de funcionalidades desatualizadas, além da correção de bugs e de ameaças que acarretam as brechas na segurança da informação armazenada e compartilhada, reduzem a vulnerabilidade do software.

Mas antes de efetivar o download da versão mais recente do sistema, é necessário criar um ponto de restauração no hardware para garantir que a atualização seja confiável e não prejudique o andamento dos processos.

Em caso de erro, basta restaurar o sistema no ponto em que ocorreu a atualização para que tudo volte ao normal.

Além disso, no ambiente organizacional, a atualização de sistema ERP pode demandar mais tempo do que o esperado. Logo, é preciso programar as datas de atualização em tempo hábil para testar as novas versões e avaliar com os usuários os resultados obtidos.

Agora que você sabe a importância da atualização de sistema ERP, que tal deixar seu comentário e enriquecer nossa discussão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This