logo-light-compila.png

Automação de negócios: 4 tipos que podem ajudar a sua empresa

As soluções de automação de negócios estão cada vez mais fortes no mercado. Isso acontece porque elas permitem que uma empresa aumente sua capacidade de entrega sem a necessidade de novas contratações e investimentos.

É necessário apenas mudar a cultura de trabalho atual e aumentar a capacidade de entrega da equipe. Quer ficar por dentro do assunto? Continue a leitura, conheça 4 exemplos de automação de negócios e saiba como aproveitar seus benefícios!

1. Automação da gestão de informação

Sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning ou, em tradução livre, planejamento de recursos corporativos) são ferramentas capazes de integrar e centralizar todas as informações e processos de um negócio em um único local.

Assim, adotar um ERP é uma forma de automatizar diversas atividades de gestão e otimizar o acesso a dados relevantes que, quando devidamente cruzados, podem oferecer inteligência e embasamento para a tomada de decisões estratégicas.

A solução mais famosa do mercado é o Protheus. Ele é desenvolvido pela Totvs, atual líder de mercado em toda a América latina.

2. Automação de processos seletivos

Quanto tempo em média é gasto com a análise de currículos em cada processo seletivo realizado por sua empresa? Muitas vezes, não percebemos, mas o recrutamento de novos colaborados pode tomar muito tempo e esforço, nem sempre dando o retorno.

Por isso, empresas como a Xerox, não olham mais os currículos em processos seletivos, passando a orientar-se por dados. O RH tem acesso a grandes quantidades de informações que podem ser usadas para agilizar os processos seletivos, indo do tempo médio de duração no cargo de cada funcionário até as folhas de horas da equipe.

Ao centralizar essas informações, é possível minerar todos os dados sobre os funcionários, fazer o cruzamento entre eles e analisar as ligações causais que existem entre seus melhores profissionais e os candidatos para vagas com perfis semelhantes.

Para facilitar a centralização das informações, que podem estar espalhadas por diferentes setores, adote um sistema de ERP, como sugerimos no tópico anterior!

3. Automação na gestão de pessoas

Não é só no processo seletivo que a gestão de pessoal pode se beneficiar com a automação de negócios.

As informações centralizadas em uma única plataforma possibilitam criar automaticamente relatórios baseados em métricas e indicadores preestabelecidos para, dessa forma, acompanhar com mais agilidade o desempenho da equipe.

Com isso, será mais fácil identificar problemas internos e ter o embasamento necessário para que as devidas medidas possam ser tomadas.

4. Automação dos processos de tomada de decisão

É claro que nenhuma solução tecnológica realizará a tarefa de tomar as melhores decisões para os negócios. Esse ainda é o principal papel de um bom gestor. Entretanto, existem ferramentas que automatizam a coleta e a centralização das informações que ajudam na escolha da melhor decisão.

Mesmo em um cenário utópico, onde o gestor seja infalível, ele ainda precisará justificar suas escolhas diante dos investidores e da própria equipe. Usar informações criadas a partir de dados é a escolha mais acertada, pois não há espaço para “achismos” e decisões que na hora parecem boas, mas que não encontram sustentação nos números.

Essas são apenas algumas formas com que a automação de negócios pode ajudar as empresas. Afinal, o potencial da estratégia não para de crescer. Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Como esses sistemas facilitariam sua gestão? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This