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11 dicas para ter sua base de clientes e fornecedores atualizada

Para um negócio de sucesso, é preciso manter a sua lista de fornecedores sempre em dia. Dessa forma, você proporciona aos seus clientes os melhores preços, com produtos de qualidade, e mantém a base de pessoas que buscam por sua empresa em constante expansão.

Neste post, apresentaremos 11 dicas para manter atualizada sua base de clientes e fornecedores por meio de algumas práticas muito simples. Continue a leitura e confira!

1. Pesquise muito e busque pelo fabricante do produto

Busque pelo fabricante do produto que deseja vender. Possivelmente, você conseguirá um valor de atacado sobre o produto, reduzindo custos e podendo revendê-lo, posteriormente, por valores mais atrativos.

Não importa a área em que sua empresa atue: sempre é possível encontrar feiras e eventos especializados, onde fornecedores de diversos locais do país e, até mesmo, de outras nacionalidades expõem seus produtos e diferenciais de atendimento. Basta que você organize sua agenda para comparecer a algumas do seu interesse.

2. Procure por catálogos e revistas especializadas

Caso você more muito distante de onde, normalmente, ocorrem as feiras de fornecedores e, por isso, não consiga visitá-las, há outros meios de conhecer novos parceiros. Sempre é possível navegar pelo site das organizadoras e, muitas vezes, elas disponibilizam a lista dos expositores com telefone e site.

Caso contrário, você pode buscar o catálogo para compra. Você também pode adquirir revistas especializadas, que são excelentes meios de buscar novos fornecedores.

3. Tenha um diferencial

O seu diferencial competitivo é algo que não pode ser copiado por seus concorrentes. Ele é o que faz as pessoas buscarem o seu negócio. Um diferencial possibilita que os seus clientes atribuam valor ao seu negócio, que vai além dos preços e faz com que pensem ser vantajoso consumir de sua empresa.

Melhorar um processo tradicional realizado em em seu negócio ou acrescentar algo novo, mesmo que simples, como uma promoção ou oferta interessante para o cliente, pode fazer toda a diferença.

4. Conheça as necessidades dos seus clientes

Ainda que se aproxime da forma correta e seja extremamente competente ao atender um cliente, pode ser que, mesmo assim, não obtenha os resultados esperados. É preciso que haja um casamento entre o atendimento atencioso e profissional, pois a maior conquista não é a aquisição de um produto ou serviço pelo cliente, mas a sua fidelização para que retorne e divulgue sua empresa.

5. Aproxime-se de quem deseja comprar

Às vezes, vender da forma tradicional, indo fisicamente até seus compradores, pode ser mais efetivo do que uma venda pela internet. O contato pessoal com quem vai consumir seus produtos raramente será superado por algoritmos de propaganda baseados no que o cliente pesquisa na internet. O contato presencial pode fazer toda a diferença para assegurar um cliente fixo.

6. Sistematize processos de vendas

As vendas não devem ser realizadas no calor do momento. Claro que é importante saber improvisar para melhor atender, de acordo com cada circunstância, mas também é preciso um grande preparo e um direcionamento.

Conheça seus clientes e trace perfis, definindo a forma como devem ser abordados. Saiba para quem está falando e planeje até mesmo os detalhes. Estabeleça métodos padronizados para a maneira como cada passo das vendas deve ser realizado.

7. Use a tecnologia para atualizar sua base de clientes e fornecedores

Muitas empresas realizam todas as suas operações com uso de planilhas eletrônicas. Para que seu negócio atue de forma mais robusta, é interessante buscar um sistema ERP.

Uma opção é a solução criada pela TOTVS, a maior empresa de software da América Latina e líder nacional no seguimento de ERP, o Protheus. Ele apoia suas atividades e mantem um controle de sua base de clientes e fornecedores.

8. Invista no marketing digital

Essa modalidade de marketing é considerada a mais importante, atualmente, devido ao grande alcance que a tecnologia virtual tem na vida das pessoas. Todos os seus clientes, provavelmente, têm um smartphone, a partir do qual eles executam muitas tarefas do seu dia a dia, como comunicação, pesquisa de produtos etc.

O grande diferencial do marketing digital também é a sua diversidade: várias estratégias que você pode utilizar, como explicaremos a seguir:

  • marketing de conteúdo, que é a criação de um blog e de um site com informações valiosas para os clientes, nas quais você dará dicas para que eles ou a empresa deles possam se desenvolver melhor e mais rápido;
  • e-mail marketing, no qual você manda para seus clientes mensagens com resumos dos seus posts e indicações personalizadas de produtos;
  • influencer marketing, em que há a contratação de um influenciador digital para que ele divulgue seus serviços, produtos etc.

Portanto, hoje em dia, é muito difícil alargar sua base de clientes sem que você invista em estratégias digitais de publicidade e divulgação.

9. Estabeleça uma frequência de revisão de fornecedores

Em relação à base de fornecedores, é imprescindível manter uma revisão periódica. Afinal, várias empresas novas surgem no mercado com soluções e condições inovadoras, as quais podem superar os seus antigos parceiros.

Mesmo que você não deseje romper a parceria, você pode utilizar os resultados da sua revisão para iniciar uma negociação com eles. Assim, poderá obter novos benefícios e facilidades de pagamento, frete etc.

10. Organize eventos

Outra estratégia de divulgação muito importante são os eventos, pois eles proporcionam um contato mais próximo do seu negócio com os clientes. No entanto, aqui, não estamos falando somente de festas, mas de eventos técnicos, nos quais há apresentação de tendências do setor e de novas ferramentas.

Assim, você pode apresentar suas soluções de forma contextualizada. Obviamente, no final das apresentações, é importante oferecer um coquetel caprichado para os clientes. Nessas oportunidades, eles poderão conversar com os gerentes, executivos e sócios do negócio.

11. Tenha uma boa infraestrutura de software

Para que você tenha uma gestão de marketing e divulgação aprimorada, além de manter um bom controle da base de clientes, bons softwares são fundamentais. Toda empresa, atualmente, deveria contar com um ERP e uma solução de automação da força de vendas.

Isso traz um ganho muito grande de produtividade, eficiência e conversão. No entanto, só é possível quando você também conta com uma infraestrutura física e de serviços muito boa para que todos os sistemas rodem facilmente, sem atrasar as operações.

A Compila é um dos melhores fornecedores de soluções digitais corporativas no mercado. Trabalhamos com o ERP Protheus, da TOTVS, o mais completo e renomado no Brasil. Com ele, você terá todas as ferramentas de marketing, força de vendas, relacionamento com o cliente, entre tantas outras, para manter sua base de clientes e de fornecedores em crescimento constante. Desse modo, você pode conquistar muito mais vantagem competitiva com operações cada vez mais rápidas e precisas.

Quer saber mais como a Compila pode oferecer essa e muitas outras funcionalidades para que seu negócio conquiste um posicionamento ainda melhor? Então, não deixe de entrar em contato com as nossas equipes!

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