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Como melhorar a comunicação interna da empresa?

Se você perguntar aos gestores o que eles esperam das suas equipes, onze a cada dez dirão que querem funcionários motivados, engajados, que vistam a camisa da empresa e tratem o negócio como se fosse seu. O melhor dos cenários, hein? Mas fica a pergunta: você tem se preocupado com a comunicação interna na sua empresa?

Caso esteja se perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra, a resposta é: tudo! Isso mesmo. Comunicação é a base para que as pessoas se entendam bem, trabalhem em sintonia, evitem discussões banais e foquem no que é importante. 

Vamos fazer o seguinte: acompanhe o post e entenda, de uma vez por todas, o papel da comunicação interna no alcance dos seus objetivos empresariais. Confira!

Entendendo o que é a comunicação interna

Você já ouviu falar de telefone sem fio, certo? Aquela brincadeira de criança em que o primeiro diz uma frase e os outros vão replicando o que ouviram, um por um, no pé do ouvido, até chegar ao último. O que acontece sempre é que o recado acaba totalmente distorcido.

A mesmíssima coisa acontece dentro da sua empresa, mas o esquema de comunicação tem outro nome: chama-se “rádio peão”. É um jeito descontraído de dizer que os boatos passeiam por todos os setores, indo até o chão de fábrica.

Por incrível que pareça, isso também é comunicação interna. É uma comunicação completamente torta, que não traz benefício algum e geralmente causa problemas como:

  • desmotivação;
  • discussões entre funcionários;
  • perda de produtividade;
  • aumento do turnover etc.

A comunicação interna é o conjunto de canais que sua empresa disponibiliza para que os funcionários falem entre si e cheguem até você, ao RH e a todos os setores.

Quando você organiza esses canais e troca o telefone sem fio por outros recursos melhores, cada funcionário consegue se fazer ouvir, sem passar por cima da hierarquia e sem nenhum ruído. E da mesma forma, você também sai ganhando: as decisões corporativas, os planos estratégicos e as metas chegam claramente a cada um. 

O importante é entender o seguinte: ou você toma as rédeas e faz com que as informações fluam como devem, ou seu pessoal vai fazer isso por conta própria, sem organização e causando os prejuízos que citamos logo acima. Você escolhe!

Avaliando os benefícios de ter canais abertos

Deu para perceber que o melhor mesmo é organizar a comunicação interna, certo? Agora, a gente vai ver quais são as vantagens de fazer isso. Não é apenas evitar mal-entendidos, mas fugir de toda a dor de cabeça que eles trazem. Confira:

Motivação da equipe

Quem não é ouvido se desmotiva: esse é um fato consumado. Não tenha dúvida que, uma hora ou outra, todo funcionário tem algo a reclamar, elogiar ou sugerir. Mas se ele não tem vez nem voz, sente que não faz parte da empresa. E isso desmotiva.

Quando sabe por onde pode registrar suas opiniões e se sente seguro em fazê-lo, o colaborador consegue se expressar e pode contribuir muito para o crescimento da empresa. Isso traz motivação. Ele cumpre suas atribuições com mais disposição e mais comprometido com o resultado, porque se sente valorizado.

O mesmo acontece quando há problemas dentro da equipe. Quando o funcionário não consegue escalonar o problema, sente-se tolhido. Ele acha que ninguém vai ajudá-lo a solucionar a questão, simplesmente porque não consegue se fazer ouvir.

Quando você tem canais abertos para receber essas demandas e tratá-las da forma mais clara e justa possível, todas as partes saem satisfeitas. É possível reverter conflitos, fazendo com que a equipe volte a se concentrar em suas atividades e trabalhe unida.

Sensação de pertencimento

Isso que acabamos de falar traz outro ponto positivo. É aquela sensação boa, de satisfação, de quem diz: “eu faço parte desse resultado!“. Imagine um funcionário que deu uma sugestão para melhorar a linha de produção, por exemplo. Ninguém havia pensando no assunto, mas ele — por ser aquele que coloca a mão na massa e conhece a rotina de perto — viu a necessidade e sugeriu uma otimização.

Como você acha que ele deve ser reconhecido? Uma promoção? Uma bonificação? Pode ser! Dependendo de seu desempenho geral, quem sabe você não descobre um talento escondido?! Mas, acredite: pelo simples fato de se fazer ouvir, ter sua sugestão acatada e ser reconhecido por isso, ele vai sentir que faz parte da empresa. 

Ninguém mais que ele vai vestir a camisa da empresa e buscar melhorar todos os dias, pode ter certeza!

Esse é apenas um exemplo: canais abertos implicam sempre um melhor entendimento entre as partes. Não deixe que os benefícios que você dá para seu time se perca porque ele não tem como se expressar!

Conhecimento da organização

Um outro ponto extremamente relevante: você quer que sua empresa tenha uma identidade e uma cultura organizacional bem definida? Que os funcionários saibam onde trabalham e atuem de uma forma bem alinhada com os princípios e as diretrizes da marca? Então, invista em comunicação.

Quando você aborda um tema uma vez, em um encontro, palestra ou um coffee break, por exemplo, ele se perde logo. Pode ser que no primeiro dia todos se lembrem do que foi dito, mas, com o decorrer do tempo, tudo vai voltar ao que era antes.

As pessoas têm aquela mesma tendência da física: a inércia! Elas vão permanecer fazendo o que já fazem, a menos que você as convença de que é melhor mudar. Isso nasce de conversas, de diálogo, de conteúdo sempre disponibilizado focando naquele tema.

Tente lidar, por exemplo, com questões como o assédio moral. Às vezes, os profissionais trazem cargas negativas de outros lugares que trabalharam. A menos que você diga a eles como fazer as coisas de uma maneira nova e respeitosa, eles vão fazer o que faziam antes.

A comunicação interna permite modernizar sua empresa, usando artifícios como campanhas, e-mails e outros para conseguir fixar novos pensamentos no dia a dia das equipes. Não adianta falar com seu time uma vez só: utilize todos os canais, de forma organizada e sistemática, e você verá uma mudança verdadeira na forma de atuação dele.

Troca de conhecimento

Muito se fala, hoje em dia, sobre a gestão do conhecimento. Falando de forma clara, podemos dizer que se trata de equiparar a informação em todos os níveis. Quando você perde um funcionário antigo, o que ele sabia fazer (e provavelmente fazia muito bem) vai embora com ele.

Com a ajuda da comunicação interna, você evita isso, promovendo a troca de conhecimento. Um sistema de divulgação de boas práticas, por exemplo, equipara as formas de atuação, fazendo com que um setor absorva o melhor de outro.

Com essa troca de conhecimento, a empresa cresce em compasso, porque ninguém fica estagnado enquanto poderia estar aprendendo com os mais experientes. 

Melhorando o nível de comunicação na empresa

Claros os benefícios da comunicação interna, você precisa saber como melhorá-la (afinal, é a chamada do artigo, certo?). Se parece algo difícil, pode ter certeza que não é. Quer alguns exemplos:

  • ofereça estímulos: fazer campanhas de premiação sobre metas e outros pontos de melhoria é uma excelente forma de engajar seus funcionários com os objetivos do negócio;
  • centralize as informações: crie um setor ou designe um funcionário responsável por gerir o fluxo de informações, disparando boletins e comunicados, para passar a todas as equipes o que de mais importante acontece dentro da empresa;
  • ouça seu time: abra um canal que sirva como ouvidoria — pode ser um e-mail ou formulário on-line, por exemplo — para que os colaboradores registrem sugestões, críticas ou elogios de forma segura, sem medo de retaliações.

Por último, o mais importante: invista em tecnologia! Você tem smartphones, computadores, rede, wi-fi e um sem-fim de recursos. Coloque tudo isso para trabalhar a seu favor agora mesmo! 

As empresas criam blogs institucionais, grupos em aplicativos, TV corporativa, intranet etc. Tudo isso serve como ponte, trazendo e levando informações seguras a todos em sua equipe. Assim, eles podem receber as informações oficiais e deixar de lado o disse me disse. 

Dessa forma, você consegue engajar sua equipe, promover as melhores práticas, reduzir os ruídos, tudo isso por meio da comunicação interna.

E você? Como faz na sua empresa? Conte-nos abaixo, nos comentários.

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