logo-light-compila.png
, ,

Como os pilares da transformação digital melhoram a eficiência de pequenas equipes

pilares da transformação digital

Durante a trajetória da Compila percebemos algo que acontece com frequência e, por isso, elaboramos esse conteúdo. A ideia é explicar como os pilares da transformação digital permitem que empresas com times enxutos consigam atender a grandes corporações

O que geralmente ocorre é que, ao sermos procurados por grandes empresas, existe um certo receio e desconfiança por conta de não termos uma equipe muito grande. Mas ora, não existe aquele ditado que diz que “quantidade não é qualidade”? Pois bem! É exatamente isso o que acontece quando as empresas utilizam a tecnologia ao seu favor. 

É possível, por exemplo, executar tarefas, em muitos casos, com até ⅓ de uma equipe que não se apoia nos pilares da transformação digital. E é exatamente sobre isso o que nós falaremos hoje. 

Como os pilares da transformação possibilitam que  pequenas empresas consigam atender a grandes corporações? 

A Compila atua no segmento de tecnologia e, por isso, está sempre pensando em facilitar e automatizar processos para uma gestão mais efetiva e assertiva. 

Em nossos procedimentos internos e também no atendimento aos clientes, utilizamos a robotização. Não faria sentido algum não utilizar em nossos processos aquilo que oferecemos para os outros negócios. Não é mesmo?

Esse tipo de tecnologia é uma grande aliada para promover uma melhora na gestão, reduzir custos e aumentar a produtividade

Por que estamos dizendo isso? Pelo simples fato de que são exatamente os pilares da transformação digital que nos permitem performar tão bem com uma equipe mais enxuta. Aquilo que as empresas normalmente acreditam precisar de muitas pessoas para a implementação da automação nós realizamos com bem menos. E com uma qualidade igual ou superior. 

Mas, o que poucos sabem é que ter uma equipe pequena tem muitas vantagens! 

Engajamento: 

Geralmente quando uma empresa possui poucos colaboradores, todos tendem a se engajar mais em todos os projetos da empresa. Aliás, um estudo realizado por um grupo de pesquisas de opinião dos EUA, Gallup, indica que funcionários que trabalham em empresas com até 10 funcionários estão mais engajados que os colaboradores de grandes empresas. 

Uma das explicações é que ao fazer parte de uma equipe reduzida, as pessoas conseguem perceber a real importância de sua função. Com isso, acabam se esforçando ainda mais ao exercerem suas atividades. Essa dedicação individual de cada funcionário reflete diretamente na produção da empresa. 

Comunicação:

Outra grande vantagem está relacionada a facilidade na comunicação entre a equipe.  Mas quando falamos em comunicação estamos falando em troca de ideias, debater sobre os projetos. E isso faz toda a diferença na hora de tocar os projetos da empresa, já que muitas vezes cada etapa está atrelada a uma pessoa diferente, porém o resultado final é um compilado daquilo que cada um se doou para fazer.

Além disso, quando há menos pessoas envolvidas obviamente há também uma redução na quantidade de etapas do processo. Ou seja, as tarefas acabam sendo concluídas em um menor tempo de execução

pilares da transformação digital

Agilidade na entrega de projetos: 

A empresa QSM, consultoria americana em gerenciamento de software, analisou, através de uma base de dados com mais de 10 mil projetos, o tempo de entrega e o esforço de cada um. 

E sabe qual a conclusão? Os melhores foram entregues cinco vezes mais rápido e com 15 vezes menos esforço. Além disso, as equipes eram em média quatro vezes menores do que as dos projetos com pior desempenho.  

Falando mais especificamente sobre a nossa área, para se aprofundar ainda mais na pesquisa,  a empresa analisou detalhadamente 491 projetos de médio porte. Eles continham entre 35.000 e 95.000 linhas de código, novas ou modificadas, no código fonte. Com isso, constataram que equipes com uma a três pessoas conseguiram entregar os projetos em média até três meses antes que as equipes com 15 a 20 pessoas.

Ou seja, comprovadamente times mais reduzidos conseguem resultados, muitas vezes, mais significativos do que quando há mais pessoas envolvidas. O que claramente demonstra que os funcionários de equipes maiores se dedicam menos que os que trabalham com menos pessoas. Surpreendente, não é mesmo?

Leia também: Principais funcionalidades do sistema Protheus

Mas você deve estar se perguntando: o que a robotização tem a ver com isso? 

A robotização de processos, Robotic Process Automation (RPA), em inglês, pode ser entendida como aplicações tecnológicas que automatizam atividades humanas. Isso é possível por meio de captura, interpretação e processamento de dados. Geralmente atrelada a programação de softwares e sistemas automatizados.

O objetivo é otimizar processos, aumentando sua eficiência. Quando usada por empresas, ela substitui o trabalho humano em muitas atividades. Com isso, há melhoria na produtividade e qualidade para o negócio.

As tarefas executadas de forma manual, através da robotização ocorrem em questões de segundos. Isso garante agilidade e alta produtividade, sem perder qualidade nos resultados. Aliás, os resultados costumam ser ainda mais assertivos.  

As práticas podem ser repetitivas, como a produção de documentos ou inclusão de informações em sistemas, ou até mesmo avançadas, como o atendimento digital, que pode ser feito por chatbots com tecnologia RPA.

O que acontece então é a redução da necessidade de muitas pessoas para realizar um único processo. Já que a robotização funciona de forma mais rápida e eficiente sem limitações para o número de atividades feitas ou  horário para realizá-las. 

Isso permite o melhor aproveitamento da mão de obra qualificada. Assim os profissionais da empresa podem dedicar-se a questões estratégicas e se concentrar naquelas funções que não podem ser automatizadas.

Além é claro de o uso de RPA ser altamente eficaz para redução de falhas humanas nos processos da empresa. Isso se dá devido ao fato das aplicações apresentarem alto nível de precisão e funcionar com base em regras e sistemas de análise extremamente eficientes.

Com isso, fica fácil entender como os pilares da transformação digital pode ajudar qualquer segmento a melhorar seus processos operacionais. E na verdade, é o que nós fazemos aqui na Compila. Utilizamos ferramentas e soluções tecnológicas capazes de proporcionar muita efetividade, agilidade e acima de tudo, excelência em atendimento.  

Entre em contato com um de nossos consultores acessando o chat ao lado! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This