logo-light-compila.png

5 módulos do Protheus que você precisa conhecer

O sistema Protheus começou a ser desenvolvido em 1991 pela Totvs, uma empresa brasileira que atende atualmente a mais de 30 mil clientes. Esse número expressivo dá a liderança de mercado ao ERP — e isso não é por acaso. O que atrai cada vez mais parceiros e clientes é a estruturação do sistema em módulos, os quais permitem a automação dos processos administrativos, promovem a centralização dos dados e otimizam a gestão.

O software apresenta uma série de recursos robustos, capazes de atender a empresas de segmentos que vão da área de serviços, passando pela indústria, até o agronegócio. Os quase 100 módulos permitem uma atuação muito mais certeira dos gestores, eliminando tarefas burocráticas e integrando setores. Isso agiliza as operações em que uma área depende da resposta de outra para agir.

A seguir, vamos conhecer os principais módulos do Protheus, aqueles que são necessários em empresas de todas as áreas. Confira!

1. Módulo de Compras

Esse sem dúvidas é um dos módulos mais importante para qualquer companhia, pois apresenta diversas funcionalidades que facilitam a vida dos gestores. Entre elas, podemos destacar:

  • a análise de cotações;
  • o gerenciamento de notas fiscais de entrada;
  • o controle dos pedidos de compra;
  • a configuração de alçadas, entre outras.

Para que você entenda melhor, vamos a um exemplo prático da utilização desse módulo. Suponhamos que você seja dono de uma empresa que não tem um método de gerenciamento de alçadas. Nesse cenário, é preciso responder às seguintes perguntas:

  • o que está sendo comprado?
  • quem está comprando?
  • qual é a quantidade comprada?
  • quem é o fornecedor?
  • qual é o valor?
  • qual é a condição de pagamento?

Sem um sistema automatizado, essas informações não estarão integradas e ficará bem mais difícil a identificação de eventuais problemas. A margem de erro é muito maior.

O módulo de compras facilitará a identificação dos pedidos que ultrapassam o valor permitido e a análise do supervisor sobre a aprovação ou não de determinada compra. As negociações com os fornecedores ficarão muito mais embasadas, com dados concretos, permitindo ao gestor alinhar o planejamento de compras ao fluxo de caixa, ao estoque e aos fornecedores.

2. Módulo de Estoque/Custos

O módulo de controle de estoque tem funcionalidades que permitem a realização de processos como:

  • administração de inventários;
  • movimentação de produtos;
  • rastreabilidade de itens;
  • análises em tempo real;
  • controle da margem mínima das mercadorias.

Vamos a um exemplo prático para entendermos melhor o funcionamento desse módulo. Suponhamos que determinado cliente envie um e-mail para sua empresa solicitando a entrega de um produto em casa.

Meia hora depois, outro cliente envia a foto de um comprovante de pagamento do mesmo item, que foi comprado via e-commerce. Essa pessoa pretende retirá-lo na loja. Ao checar o estoque, porém, você identifica que só tem um produto. Qual solicitação deve priorizar?

Você sabe quanto tempo o fornecedor levará para repor o produto? O cliente está disposto a esperar? Qual é a média de vendas mensais desse item? Tais perguntas serão mais facilmente respondidas com o auxílio do ERP Protheus.

No sistema, o gestor teria acesso em tempo real a todos os dados necessários para tomar a melhor decisão. As respostas às demandas e ao mercado se tornam muito mais ágeis, ao passo que a empresa reduz o risco de perder credibilidade.

3. Módulo de Faturamento

O objetivo do módulo de faturamento é facilitar a emissão das notas fiscais eletrônicas, aproveitando a centralização de dados. Os sistemas de emissão disponibilizados gratuitamente pelo governo não são nada intuitivos — pelo contrário: exigem um trabalho manual que é demorado e suscetível a erros.

Isso porque, a cada nota gerada, é necessário digitar um por um os dados dos clientes, inserir as informações dos produtos e calcular de forma manual os impostos. Com a utilização do Protheus, você já terá todos os dados cadastrados, tanto do cliente quanto do item, além do cálculo de impostos automatizado.

Para gerar uma nota fiscal eletrônica, será preciso apenas emitir um pedido, selecionando os dados dos clientes e produtos previamente cadastrados. Depois, basta acrescentar as informações de expedição e fazer a transmissão da nota da Sefaz.

4. Módulo Financeiro

O módulo financeiro otimiza as funções básicas que envolvem a administração das finanças de uma empresa. Entre as principais funcionalidades, estão: o controle do fluxo de caixa, a automação bancária, as contas a pagar e receber, os empréstimos etc.

Para que você entenda melhor as otimizações que podem ser feitas por meio desse módulo, vamos supor que sua empresa emita 15 notas fiscais em um mesmo dia, parceladas em duas vezes — serão 30 boletos gerados para datas diferentes.

O colaborador responsável pelo setor de finanças vai até a página da instituição bancária, emitir todos os boletos e enviá-los. Trata-se de um trabalho demorado, burocrático e aberto à margem de erros.

Com o sistema Protheus, quando o profissional emite a nota utilizando o módulo de faturamento, o título será gerado de forma automática, por meio de CNAB bancário. Nesse cenário, é possível enviar o boleto de modo eletrônico para o banco, evitando redigitações e reduzindo a chance de erros.

5. Módulo de Planejamento e Controle de Produção

Chegamos a um módulo primordial para o setor industrial, que otimiza os processos envolvidos na produção, na gestão de fluxo e nas estruturas do produto.

Mais uma vez, o ERP elimina a necessidade de tarefas burocráticas e repetitivas, colaborando para a melhor utilização dos recursos humanos da empresa. O sistema facilita o planejamento de produção, a checagem de estoque para abastecê-la e os pedidos de compras automáticos, para evitar gargalos.

Com o Protheus, o gestor poderá programar toda a produção, utilizando as previsões de venda ou sob medida, tendo como base os pedidos. Além disso, o sistema permite programar a manutenção de máquinas e a geração de relatórios de produção em tempo real.

Esses são os cinco principais módulos do Protheus, entre os mais de 90 que o ERP oferece a seus usuários. Se você quer utilizar o sistema, mas não sabe por onde começar, a dica é buscar uma consultoria especializada. A Compila tem experiência com o Protheus e oferece soluções capazes de maximizar as possibilidades do software, alinhando o sistema à sua demanda.

Gostou do post? Quer saber como alinhar o ERP Protheus às necessidades de sua empresa? Entre em contato conosco e descubra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This