logo-light-compila.png

Quais são as vantagens da customização de ERP?

Uma das ferramentas mais adotadas do mercado atual é o Enterprise Resource Planning (ERP). Com um sistema complexo e abrangente, ela pode ser usada por empresas de diferentes tamanhos e segmentos. Mas, para poder aproveitá-la ao máximo, é importante investir na sua customização.

Basicamente, a customização de ERP cria um sistema de gestão com módulos, processos e formatos definidos pela própria empresa. Sem dúvida, uma prática fundamental para que essa ferramenta atenda as peculiaridades e necessidades específicas do seu negócio.

Quer entender melhor o assunto? Então, continue lendo e confira as principais vantagens dessa customização!

Principais vantagens da customização de ERP

Personalização para as necessidades da empresa

Um dos principais problemas de usar um ERP padrão é a frequência em que colaboradores encontram limitações no sistema, como a ausência de campos para informações específicas, por exemplo. Isso gera frustrações e acaba exigindo o uso de documentos e sistemas complementares (como uma planilha do Excel) para colocar tais dados ausentes.

Todo esse cenário não apenas reduz a satisfação do colaborador com o ambiente de trabalho — que é visto como limitado e cheio de atividades desnecessárias — mas também minimiza a sua produtividade. Ou seja, os benefícios de um ERP não são totalmente aproveitados.

Já com a customização, como dissemos, é possível criar telas e processos conforme as atividades de cada área, atendendo às suas necessidades com precisão. Assim, consultas, pesquisas, relatórios e a inclusão de informações e documentos são feitos apenas no software, sem que seja preciso de práticas complementares.

Isso, inclusive, é muito importante para que a solução não tenha uma série de funcionalidades e processos obsoletos, que apenas complicam o seu uso e confundem os colaboradores, além de aumentarem o custo do sistema sem necessidade.

Integração com outros sistemas

Outro benefício de optar pela customização de ERP é a possibilidade de que esse sistema seja integrado aos demais softwares e plataformas utilizadas pelas equipes, sejam eles internos, sejam de terceiros.

Isso é fundamental para criar uma gestão automatizada e descomplicada, facilitando a troca de informações entre os sistemas e garantindo a segurança e veracidade desses dados — além de minimizar erros operacionais que podem comprometem todos esses fatores. Afinal, como os módulos e processos são estruturados conforme as operações da empresa, o workflow criado funciona com mais sinergia.

Para isso, porém, é importante que a empresa contratada para customizar o seu ERP trabalhe com tecnologia de ponta e possua um time de especialistas, bem como ferramentas adequadas para realizar o processo de integração de sistemas, garantindo que tudo seja feito com eficiência.

Possibilidade de adição de processos e protocolos internos

Optar por um ERP customizado também permite que a empresa inclua em seu sistema certos processos e protocolos internos, como regras de acesso e restrição de informações ou sistemas de autenticação de dados. Assim, a solução pode seguir à risca as normas, políticas e boas práticas do negócio, reforçando seu cumprimento durante o trabalho dos colaboradores.

Vale ressaltar, no enquanto, que para essa prática ser feita corretamente a empresa contratada precisa incluir em seu projeto uma etapa de mapeamento e alinhamento das necessidades do negócio, garantindo que essas informações sejam consideradas previamente.

Mais facilidade no treinamento de funcionários

Durante a implementação de um sistema de gestão ERP, o treinamento dos colaboradores é uma etapa essencial, usada para introduzir a ferramenta ao time e garantir que eles saibam como usar todas as funcionalidades de forma adequada.

Normalmente, ele é visto como custoso por muitos negócios, uma vez que deve ser feito com todos os novos colaboradores e nas ocasiões em que a solução passa por atualizações maiores. Ou seja, além de demandar certo investimento, os treinamentos exigem que o time dedique tempo para aprender e se adaptar.

Entretanto, todo esse processo é facilitado ao se optar por uma solução customizada, uma vez que ela segue atividades e processos já usados e conhecidos pelos profissionais, com pequenas mudanças para gerar otimização. Assim, o gasto é bem menor para a empresa.

Menor processo de adaptação

Além de gastar menos com o treinamento e capacitação dos profissionais, o tempo levado por eles para se adaptar ao ERP customizado também é consideravelmente menor. E isso acontece pelo mesmo motivo anterior: a solução apresenta características similares às atividades e processos já conhecidos por eles.

Dessa forma, as equipes não só aprendem mais rápido, mas também conseguem adaptar a sua rotina e produzir dentro do esperado em um tempo bem menor, se comparado ao processo de adoção de um ERP padrão.

Maior retorno do investimento

Mesmo diante de tantas vantagens, uma das preocupações de muitos gestores em investir na customização de ERP é que o seu custo seja elevado, representando um gasto muito alto para a organização. Porém, na realidade, o seu Retorno Sobre o Investimento (ROI) é muito maior.

O motivo por trás disso é simples: a solução é desenhada e pensada para atender com precisão as necessidades do negócio. Logo, apenas módulos e funcionalidades importantes são colocadas no software, garantindo máximo proveito do sistema.

Além disso, a otimização dessa ferramenta, a sua integração com os demais sistemas e a inclusão de protocolos e políticas do negócio — bem como a facilidade de treinamento — representam, na verdade, uma redução de gastos que minimiza a manutenção da solução no longo prazo.

Por tudo isso, fica evidente que a customização de ERP é uma prática muito atrativa para qualquer negócio, certo? Afinal, como vimos, ela promove uma série de benefícios importantes para o sucesso da empresa no mercado.

A diferença entre customização e parametrização

Por fim, vale destacar aqui uma diferenciação importante entre customização e parametrização. Enquanto a primeira se caracteriza por criar algo novo dentro de um sistema, a segunda trata de uma repetição de práticas entre dois ambientes ou ferramentas. O ideal, portanto, é que as duas práticas possam ser usadas em um ERP customizado.

Então, gostou de saber mais sobre a importância da customização de ERP para o aproveitamento dessa ferramenta? Sobrou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe-nos o seu comentário e divina a sua experiência conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This