logo-light-compila.png

Fique por dentro de 7 tendências em segurança de dados

O tempo inteiro somos bombardeados com notícias sobre cibercrimes. Empresas de diversos segmentos já tiveram seus dados roubados ou já sofreram com a falha de segurança. Nenhuma empresa está 100% segura, o jeito dos ataques mudam constantemente e as vulnerabilidades residem em diversos pontos, como os próprios usuários.

A necessidade da segurança de dados tornou-se extremamente importante para as empresas, independentemente do tamanho, pequenas e grandes corporações podem ter prejuízos gigantes ou então parar suas operações por não conseguirem acessar os dados e sistemas do negócio.

Nesse artigo vamos falar sobre a importância de se acompanhar as novidades da segurança de informação e vamos abordar as tendências do mercado.

Novidades

A tecnologia está em constante mudança, a cada dia aparecem novas ferramentas e mecanismos de segurança de dados. É necessário acompanhar os lançamentos e verificar se as soluções apresentadas se encaixam na estratégia da empresa.

Além disso, a empresa precisa ficar atenta às novidades do mercado. Principalmente aos cibercriminosos. Acompanhar as notícias e ficar atento às dicas de especialistas da área ajuda a mitigar o risco de sofrer um ataque. Não utilizar ferramentas e mecanismos atuais debilita o sistema e deixa a sua organização propensa a uma falha na segurança.

Tendências do mercado

A segurança de dados precisa evoluir para se equiparar ao ritmo das ameaças que são desenvolvidas todos os dias. Por isso listamos algumas tendências:

1. Use a inteligência artificial para combater golpes

Cruzar variáveis para encontrar divergências é a principal estratégia da inteligência artificial no combate a golpes. A todo momento são criados softwares que produzem informações padronizadas de comportamento, a partir de dados estatísticos, que são recolhidas, armazenadas e avaliadas. Esses softwares são instruídos pelos programadores a definir um procedimento ideal e a encontrar o que foge desse modelo.

A inteligência artificial está sendo empregada no combate de vários golpes na rede. Com o aumento progressivo de dados é difícil para a equipe de TI analisar todas as informações, portanto o uso da inteligência artificial se faz necessário para buscar comportamentos e analisa-los sem nem mesmo saber o tipo de ameaça.

2. Terceirize especialistas em segurança de dados

Manter uma equipe de segurança de dados pode ser inviável para algumas empresas. Parte das multinacionais já utilizam do serviço de monitoramento remoto dos sistemas de empresas especialistas em segurança de informação. As terceirizadas atuam fechando brechas, evitando problemas relacionados a integridade dos arquivos e protegendo contra ataques de criminosos.

A terceirização da segurança de dados proporciona um ótimo custo x benefício, principalmente para pequenas e médias empresas em expansão. Contratar o serviço de empresas especialistas possibilita que a sua organização tenha acesso aos melhores métodos e tecnologias disponíveis no mercado. Além de permitir que o time de desenvolvimento da sua empresa tenha mais liberdade para focar em projetos estratégicos.

3. Utilize mais a autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores acrescenta uma camada suplementar de segurança no processo de login de uma conta. Essa tecnologia é bastante utilizada por instituições financeiras, já que reduz drasticamente os riscos de um password roubado ser usado para acessar informações confidenciais na organização.

A autenticação não é um método sem falhas, mas é um excelente obstáculo para evitar a intrusão indesejada nas contas online da sua empresa. Essa autenticação faz com que o criminoso não só tenha que descobrir a senha do usuário, como tenha que saber o segundo fator, que é muito mais complicado de se conseguir, já que implicaria ter que acessar os dados de um celular e ou conectar-se a uma conta de e-mail.

4. Utilize novos sistemas de segurança em nuvens

O aumento da demanda por aplicações empresariais na nuvem tem acentuado a imprescindibilidade da segurança de dados nesses ambientes. Por esse motivo, as soluções têm trazido novos métodos para garantir a segurança em backup, restauração e proteger o sistema, conservando-o a longo prazo e atendendo os requisitos das instituições.

5. Garanta a segurança endpoint

Sabemos que todas as empresas estão suscetíveis a sofrer ataques cibernéticos. Para evitar isso, é necessário garantir a segurança de endpoints. Os dispositivos endpoint não englobam só os computadores desktop, eles podem incluir smartphones, impressoras, laptops e outros dispositivos que compartilham dados e se conectam com a rede de informações da sua empresa.

Ou seja: um ataque a qualquer dispositivo desses representa uma ameaça real para toda a rede. Por isso a utilização de um antivírus pode não ser o suficiente. Os antivírus normais não permitem uma resposta ágil às novas ameaças, e as empresas acabam relatando várias brechas que as soluções tradicionais não conseguem cobrir.

Muitas empresas hoje já oferecem soluções de segurança de endpoints que buscam não só evitar o ataque de agentes já conhecidos, mas trabalham de forma a prevenir, detectar e responder às novas ameaças de formas mais eficientes.

6. Oriente os usuários

Não adianta investir nas melhores tecnologias de segurança de dados se os próprios usuários não tomam os cuidados necessários para evitar falhas de segurança. Orientar os usuários sobre as melhores práticas para se utilizar a internet de forma segura é fundamental.

Os cibercriminosos tentam explorar a ausência de conhecimento por parte dos usuários e a curiosidade natural das pessoas, utilizando de técnicas como phishing. E não estamos falando daqueles e-mails oferecendo premiações, os ataques são personalizados, os cibercriminosos se passam por funcionários do RH da empresa ou por fornecedores.

Por isso os usuários precisam compreender sua responsabilidade em relação a utilização da tecnologia e possíveis prejuízos causados por incidentes. Dessa forma eles poderão usufruir dos recursos empresariais de maneira mais responsável.

7. Faça backup dos dados

Falar em backup de dados nunca é demais e essa prática continua sendo tendência. É fundamental manter sempre uma ou mais cópias de todos os dados da empresa. Imagine só perder todos os dados da sua organização? Com certeza os prejuízos seriam imensos.

Se sua empresa não possuir cópia dos dados, pode acabar sofrendo na mão de cibercriminosos e tendo que pagar para resgatar os dados com integridade.

Por fim, dê a devida atenção à segurança de dados na sua organização, os riscos são altos e os prejuízos podem ser extensos. Fique sempre atento às tendências do mercado e mitigue a chance de sofrer um ataque.

Gostou do artigo? Agora que você aprendeu mais sobre a segurança de dados, compartilhe o post em suas redes sociais para que todos os seus amigos também fiquem por dentro do assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This