Gestão Empresarial

Consultoria de ERP: entenda sua importância para a empresa

consultoria-de-erp-entenda-sua-importancia-para-a-empresa.jpeg
Escrito por Compila Soluções

O Enterprise Resource Planning (ERP) é um software de gestão utilizado pela grande maioria das empresas. É fundamental que uma marca que queira se destacar no competitivo mercado brasileiro invista em ferramentas ERP.  

Nesse contexto, é comum pensar que existem apenas dois atores nesse processo: o fabricante e o cliente. Porém, um elo importantíssimo diz respeito à atuação das consultorias especializadas. Existem inúmeros benefícios na adoção desse tipo de serviço, que visa garantir o uso correto e aprimorado do software. 

Você sabe qual a importância de uma consultoria de ERP no seu empreendimento? Descubra isso e muito mais no post de hoje! Afinal, se preparar é sempre uma estratégia vencedora para enfrentar os desafios na gestão empresarial!

O que é uma consultoria de ERP? 

Em primeiro plano, vamos compreender a função de uma consultoria ERP. Essa prática nada mais é do que uma extensão do fabricante no dia a dia da empresa. Quando uma instituição resolve adotar um software de gestão, por exemplo, ela também necessita realizar um treinamento com os seus colaboradores para otimizar o uso da ferramenta. 

O ERP engloba diversas funcionalidades e processos, e uma consultoria pode ajudá-lo a analisar todas as opções viáveis ao seu negócio. Também há a possibilidade de customização da sua ferramenta.

Existem diversas atividades que podem ser realizadas por meio de uma consultoria. Vamos dar uma olhada nas três principais agora mesmo:

1. Suporte técnico 

Todo software precisa do acompanhamento de uma equipe técnica especializada, que saiba lidar com situações e possíveis falhas do sistema. Por isso, existem diversas consultorias focadas em atender periodicamente as necessidades de cada cliente. 

Além de investir no suporte técnico, é preciso que a segurança das informações presentes no sistema seja um detalhe imprescindível. Procurar a consultoria para analisar quais serviços de proteção de dados podem ser implementados ao ERP e criar políticas de dados são passos fundamentais para evitar futuras dores de cabeça.

Pesquise e, sempre que possível, ouça o que os seus colaboradores podem opinar sobre os fatos positivos ou negativos na mudança da rotina do negócio.

2. Treinamento da equipe 

Sabe aquela máxima de que uma boa ferramenta em mãos erradas não produz nenhum resultado? Pois bem, os colaboradores que vão operar o ERP devem ter total conhecimento das funcionalidades do sistema. Esse aprendizado pode ser obtido por meio do treinamento da equipe, que vai garantir economia de tempo e de recursos com o uso do software. 

3. Dimensionamento correto do projeto 

Essa parte do processo é muito importante. Afinal, quando uma empresa avalia a instalação de um ERP, é preciso que uma consultoria oriente sobre o software mais adequado ao empreendimento.

Imagine que você fez a aquisição de um ERP que não consegue resolver todos os seus problemas e integrar os setores. Nesse caso, o seu programa será bastante oneroso e ineficiente, atrapalhando o crescimento do negócio. 

Como uma consultoria de ERP pode ajudar na integração dos sistemas? 

A integração entre os setores de uma empresa aumenta a otimização do negócio. Se um colaborador insere um dado de maneira manual no ERP, essa alteração pode ser interligada a outros sistemas da loja, por exemplo, em um marketplace. 

A orientação de uma consultoria ajuda o cliente a utilizar da melhor maneira possível todas as funcionalidades do sistema. Com a presença de uma equipe técnica especializada, você reduz a ocorrência de falhas e processos redundantes. 

O monitoramento dos departamentos fiscais, de vendas e do estoque pelo ERP possibilita uma visão global do negócio, aumentando as chances de perpetuação do empreendimento. 

Quais os benefícios de usar um software da maneira correta? 

A implantação de um programa de gestão consome um bom volume de investimentos financeiros, além dos gastos com pessoal e treinamentos. Por isso, é primordial que seja dada maior atenção à escolha de um software que atenda todas as necessidades do negócio e seja capaz de se adaptar a possíveis mudanças.

A consultoria em ERP tem esse papel de orientação. Assim, você concentra os seus esforços no benchmarking da empresa. Um software de gestão também agiliza os processos internos, otimiza as tarefas e possibilita a tomada de decisões estratégicas de forma planejada. 

Qual o impacto da consultoria na performance e otimização do sistema? 

Como dito anteriormente, a consultoria é o elo principal entre o fornecedor e o cliente. Afinal, uma companhia que deseja trabalhar com ERP provavelmente não tem muito conhecimento acerca dos detalhes técnicos e especificidades dessa ferramenta. 

Suporte é a palavra-chave que define a relação entre o prestador da consultoria e o seu cliente. A implantação em um ERP promove mudanças na rotina da empresa. E como lidar com esse fato? 

O planejamento é o passo fundamental que antecede a instalação da ferramenta. São necessárias as definições de tempo e dos recursos financeiros que serão investidos. Perguntas específicas ajudam o empreendedor a entender a proposta da consultoria. Veja algumas delas: 

  • Como treinar toda a equipe que vai atuar com o ERP? 
  • Quais as etapas para realizar uma mudança na cultura da empresa? 
  • Que estratégias devem ser adotadas para tornar os meus processos manuais automatizados? 

Após essa reflexão, sua visão de negócio será mais ampla e voltada ao uso das potencialidades de todos os seus sistemas. Estude, invista e procure se manter informado para maximizar as oportunidades de crescimento de todos os setores do seu empreendimento. 

Viu como a ajuda profissional é importantíssima para realizar o uso dos softwares? Todo empreendedor sabe que, para crescer, é preciso se cercar das melhores pessoas. Uma empresa se desenvolve e prospera quando tem acesso a serviços customizados e que estejam de acordo com as suas necessidades. 

Nesse sentido, procure sempre contar com uma equipe de consultoria de ERP. Com isso, as chances de um erro prejudicar ou, até mesmo, inviabilizar as suas atividades serão menores.

Está com dificuldades para a implantação do seu ERP ou ainda têm dúvidas sobre qual é a melhor tecnologia para o seu estabelecimento? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe! Temos consultores especializados que podem ajudar a resolver todos os seus problemas!

Sobre o autor

Compila Soluções

Deixar comentário.

Share This