logo-light-compila.png
, ,

Entenda o que é hiperautomação e como isso pode otimizar os processos do seu negócio

Com o avanço das tecnologias, as empresas encontram diversos aliados para aumentar a produtividade e deixar os times mais satisfeitos. Um dos conceitos provenientes dessas transformações é a hiperautomação, uma evolução da automação padrão, mas que possibilita mais conhecimento sobre os processos da empresa e otimização das estratégias. 

Se você precisa de segurança nas suas operações e pretende investir seu tempo e dinheiro em atividades que realmente demandam atenção humana, entender e aplicar a hiperautomação é crucial. Com ela, você e sua equipe ficam livres das tarefas meramente burocráticas e conseguem se dedicar a estratégias intelectuais e de planejamento.

Neste artigo, você vai entender as principais diferenças entre automação e hiperautomação, além das vantagens que esse recurso pode trazer para o seu dia a dia e como implementá-lo o mais rápido possível. Boa leitura!

Afinal, o que é Hiperautomação?

A Hiperautomação parte da premissa que as ferramentas isoladas não são capazes de substituir as chamadas “capacidades humanas”. No entanto, ao combinar e integrar essas ferramentas – como RPA (Robotic Process Automation), IA (Inteligência Artificial) e iBPMS (Intelligente Business Management) – essa substituição torna-se possível.

Mas você deve estar se perguntando o que seriam, afinal, as “capacidades humanas”, certo? Basicamente, são aquelas relacionadas ao aprendizado e à tomada de decisão. Uma das atividades mais difíceis de serem reproduzidas pelas máquinas, mas que gradualmente vem conquistando espaço nas rotinas das empresas.

O termo “hiperautomação”, portanto, se refere à combinação das ferramentas para substituir humanos além das tarefas operacionais. Sim, as próprias máquinas seriam capazes de conduzir questões mais complexas, diminuindo chances de erros e proporcionando maior liberdade aos setores que lidam com burocracias.  

Veja a seguir as principais diferenças entre hiperautomação e automação. 

LEIA TAMBÉM: Sistema Protheus: conheça as principais funcionalidades

Entendendo as diferenças entre Hiperautomação e Automação

A automação comum tem como objetivo combinar diversas tecnologias, com regras para se criar um processo de início, meio e fim para sua cadeia de atividades dentro da empresa.  Utilizando dados, essa automatização é feita em ações rotineiras para aumentar a produtividade, amarrar os trabalhos, eliminar erros, etc. Geralmente, a automação padrão fica restrita à substituição de processos operacionais que requerem força bruta, por exemplo. 

Já a hiperautomação atua com os mesmos recursos, porém de uma forma elevada, com intuito de usar a inteligência e amplitude para gerar resultados mais sólidos e duradouros na empresa. A hiperautomação proporciona o fortalecimento da sua equipe, deixando os robôs trabalharem e seus colaboradores focarem nas partes estratégicas. Em outras palavras, a hiperautomação busca substituir não só a força física, mas também a força intelectual de diversos setores em que isso é possível. 

Como Automação virou Hiperautomação?

Como falamos anteriormente, a hiperautomação é uma versão evoluída do aprendizado de máquina. Para ser mais específico, o machine learning é um ramo da inteligência artificial com base no conceito de que sistemas podem aprender, a partir de dados, a identificar padrões e tomar decisões. Isso com pouco ou nenhuma intervenção humana. 

O aprendizado de máquina já existe há muito tempo. No entanto, a interação tornou sua aplicação mais avançada e rápida. Na prática, o aprendizado de máquina já está entre nós em algumas situações e pode facilitar (e muito) o dia a dia dos gestores. Isso porque algumas decisões podem ser tomadas apenas baseadas em dados, por serem algo frequente e de praxe na empresa, ou por não serem decisões éticas, ou humanas.

Quais são os benefícios da hiperautomação?

Viu como a hiperautomação é importante para melhorar o desempenho de empresas em qualquer segmento de mercado? Veja agora as principais vantagens que você deve esperar desse tipo de recurso.

Aumento da produtividade

O benefício que se destaca se refere ao aumento da produtividade. Isso se torna ainda mais claro quando você pensa em máquinas que resolvem problemas em tempo integral.

Imagine, por exemplo, um chatbot. Ele consegue transmitir informações e realizar diversos atendimentos em qualquer dia ou horário. Isso representa um grande aumento de produtividade frente a todo tipo de suporte feito pelos colaboradores.

Assim, você consegue terceirizar para a tecnologia questões simples e diretas, e repassar para a equipe apenas problemas que são complexos e demandam mais etapas para serem resolvidos.

LEIA TAMBÉM: O que são e para que servem os módulos de um ERP?

Análise de cenários com dados

A análise de dados está diretamente ligada à inteligência nos negócios. Como os mercados se tornam cada vez mais competitivos, há uma tolerância menor aos erros, principalmente relacionados com a criação de produtos e serviços para o atendimento da demanda. Por isso, trazer informações para a tomada de decisão é uma necessidade.

Quando se trata do público, utilizar os dados coletados com os clientes para traçar um perfil ideal, realizar estimativas de demanda e desenvolver melhores soluções para a audiência, permite que a corporação se mantenha competitiva e forte.

Além disso, a criação de cenários que oferecem certa previsibilidade sobre receitas e despesas é fundamental para um bom planejamento estratégico. Entretanto, análises com tal grau de complexidade só podem ser implementadas com recursos tecnológicos adequados como Machine Learning, Big Data e IA.

Integração de tecnologias disruptivas

Por meio da hiperautomação é possível conectar diversos recursos tecnológicos, independentemente do seu setor de atuação e das atividades desenvolvidas nele. Ao integrar várias partes da instituição, você consegue centralizar dados, automatizar tarefas e melhorar a produtividade de todo time.

Desse modo, a empresa se torna ainda mais competitiva e também cria as bases necessárias para um modelo de expansão. Isso contribui para a passagem de um formato de negócios pequeno para uma estrutura com ganhos de escala.

Projeção para o futuro

Todos os setores sofreram transformações por conta do surgimento de tecnologias, softwares e do acesso que a internet oferece. Negar essa realidade representa um grande risco para a corporação e ameaça o seu pleno desenvolvimento.

Por isso, vale se adiantar e começar mais cedo a projeção do negócio para o futuro. Se uma empresa começa a coletar dados dos clientes apenas um ano depois de suas concorrentes, por exemplo, ela demora para conseguir usar as informações de maneira estratégica, como as outras corporações já estão implementando.

Em breve, os recursos digitais serão parte da rotina de todos, assim como os celulares e smartphones são agora. Então, por que não começar antes esse processo de ajuste da empresa e de toda a equipe?

Empresas e o Mercado da Tecnologia

A tecnologia tem auxiliado cada vez mais na modernização das empresas e atendimento ao público. Acontece que algumas organizações ainda não chegaram no passo simples da automação e isso pode preocupar, visto que a hiperautomação é uma das apostas para empresas crescerem em 2022.

O mercado de hiperautomação poderá atingir 600 bilhões de dólares este ano, segundo previsão da Gartner, consultoria em tecnologia. Só no ano de 2021 o setor de hiperautomação atingiu 500 bilhões de dólares. Essa previsão pavimenta o terreno da tecnologia e como as empresas já devem estar posicionadas no mercado. 

Ou seja, empresas sem um ERP que esteja preparado para o futuro com um sistema automatizado, pode ter uma grande perda em frente aos concorrentes e até ao mercado. A dica para empresas que ainda não investem em tecnologia ou uma equipe de Tecnologia da Informação – TI, é começar a olhar para este cenário. 

Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, a cada 1% de aumento na proporção dos investimentos em tecnologia, o lucro das empresas em um período de dois anos aumenta em 7%. Já quem não aposta na tecnologia, o cenário é preocupante. 

Novas tecnologias não param de surgir para ajudar as empresas, então é importante que o investimento na área seja o foco para os próximos anos, com intuito de alcançar empresas que já usam automação ou hiperautomação. Tenha uma equipe para te ajudar a construir o futuro do seu negócio, a Compila está sempre atenta às novidades do mercado para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This