logo-light-compila.png

Afinal, o que é fluig?

A tecnologia é hoje uma realidade aplicada em empresas de praticamente todos os segmentos. Afinal, os executivos e empresários de qualquer porte estão mais atentos a questões como a mobilidade, a organização de documentos, workplaces digitais, entre outras novidades proporcionadas pela transformação digital. Dentro desse contexto, entender o que é fluig é algo muito relevante.

Isso porque apenas utilizar um software de gestão comum, como os já tradicionais ERPs, já não é mais um diferencial de mercado, mas sim algo tido como básico. Na atualidade, época em que a tecnologia de convergência impera na sociedade, as empresas precisam estar atentas para encontrar um sistema que sirva realmente para atender com mais agilidade aquilo que os clientes buscam em suas jornadas. É aí que entra o fluig.

Contudo, se você ainda não sabe do que estamos falando, não se preocupe! Vamos explicar, neste post, o que é fluig, bem como as suas funcionalidades e vantagens. Acompanhe!

O que é fluig?

A plataforma fluig é um sistema que centraliza e registra dados da organização em um único local, por meio de uma comunicação colaborativa. Ela foi criada em 2013 pela empresa TOTVS e vem evoluindo desde então, oferecendo um amplo conjunto de funcionalidades para as instituições do mercado, independentemente de tamanho ou segmento.

O software foi desenvolvido com a intenção de permitir que as soluções para as empresas possam acompanhar a velocidade das ideias. Sendo assim, é possível digitalizar o dia a dia do negócio, transformar suas operações e consequentemente, aumentar a produtividade e acelerar resultados com a mesma ferramenta.

A plataforma fluig, de maneira geral, serve para que as empresas possam desenvolver as suas estratégias em uma escala rápida, eficiente e otimizada, garantindo mais eficiência para todos os processos do negócio, mesmo aqueles tidos como complexos.

Devido ao grande número de funcionalidades, é indicado que sua implementação seja feita com o suporte de uma consultoria Totvs Fluig. Essas empresas são especialistas na solução e conseguem ajudar o negócio a identificar quais módulos e personalizações atendem melhor às suas necessidades, facilitando todo o processo de adoção da plataforma.

Como ela foi criada?

O renomado pensador Zygmunt Bauman vê a modernidade como algo líquido, ou seja, veloz, dinâmica e fluída. Para ele, assim como os líquidos podem tomar a forma do recipiente em que são colocados, as pessoas e empresas podem se moldar de acordo com a sociedade em que estão inseridas.

Transpondo esse pensamento filosófico para a realidade da tecnologia no meio empresarial, encontramos a plataforma fluig.Sua criação foi feita a partir da unificação de outras plataformas da empresa, com o objetivo de oferecer ao mercado um sistema completo e eficiente de integração e otimização da operação.

Quais são as principais funcionalidades que a plataforma oferece?

Agora que você já sabe que o fluig é uma plataforma que pode revolucionar a sua empresa por meio da tecnologia, deve estar se perguntando quais são as principais funcionalidades que esse sistema oferece, não é mesmo? Confira abaixo.

Single sign-on

Também chamado de Identity, o single sign-on é uma funcionalidade do fluig que permite a administração de todos os acessos e recursos do sistema por meio de um login único para cada usuário autorizado a acessar a plataforma. Esse acesso pode ser feito por funcionários, clientes ou fornecedores da empresa, de acordo com as necessidades encontradas ou planejadas pela organização.

Também é feito o reset das senhas de maneira automática, o que além de desafogar a equipe de TI, garante a segurança do sistema, evitando que pessoas mal intencionadas acessem a informações sigilosas e resultem em problemas que comprometem os resultados financeiros do negócio, por exemplo.

Criação de portais

O Web Content Management (WCM), um dos recursos do fluig, possibilita que sejam criados e personalizados portais administrativos em que a empresa pode se relacionar com os seus clientes, fornecedores, organizações parceiras, entre outros públicos.

Esses portais são feitos a partir de layouts padronizados e customizáveis, sem que para isso seja necessário depender de uma equipe de TI especializada, pois qualquer pessoa com conhecimentos básicos em informática consegue fazer a personalização dos portais.

Integração de sistemas

Outro serviço do fluig é o Enterprise Service Bus (ESB), que permite a integração de vários sistemas usados pela empresa em um único local, de modo que são estabelecidas regras de roteamento para as mensagens.

Além disso, essa integração possibilita que problemas sejam resolvidos com maior rapidez, pois o monitor ESB faz o controle de todo o tráfego de dados da empresa, o que permite identificar de forma rápida inconsistências nas informações.

Gestão de processos

É chamada de Business Process Management (BPM), a funcionalidade do fluig que tem o objetivo de modelar, monitorar e automatizar todos os processos da empresa, sendo possível observar gargalos, falhas e outros desvios que comprometem seu bom funcionamento.

Nesse sentido, o BPM pode ser usado para otimizar todas as atividades da empresa, garantindo processos mais eficientes para sua operação. Com isso, benefícios como redução de perdas e aumento da produtividade são garantidos para o negócio.

Análise de dados

A funcionalidade Analytics permite que os usuários da plataforma fluig elaborem e exportem de forma rápida e simples relatórios personalizados dentro de um dashboard completo de análise de dados e indicadores de desempenho do negócio.

Essa opção facilita a descentralização de informações, garantindo que todos os profissionais com permissões consigam acessar aos dados e extrair materiais importantes para suas decisões de trabalho. 

Conectividade

É possível conectar sua ferramenta com outras que otimizam seu tempo, assista o vídeo Ferramentas Protheus – Compila Query Export e descubra uma maneira de economizar tempo e recursos, com uma ferramenta que permite exportar sua Query diretamente para uma planilha do Excel.

Social

A plataforma fluig também apresenta um módulo de rede social corporativa para seus clientes. Dessa forma, a empresa pode integrar e engajar seus colaboradores, bem como otimizar a comunicação corporativa, usando esse canal para divulgar notícias e ações de endomarketing.

O ambiente digital permite a criação de comunidades, ou seja, grupos fechados entre os profissionais. Dessa forma, as ações podem ser direcionadas para perfis de funcionários específicos. Os materiais que podem ser compartilhados são mensagens, artigos, vídeos, treinamentos, infográficos e diversos documentos.

Gerenciamento de portais corporativos

O Web Content Management (WCM) é um recurso que permite a criação e gerenciamento de portais corporativos da empresa, como intranet, extranet, atendimento ao cliente, site, ambiente de vendas e suporte tecnológico.

Assim, os diferentes portais podem ser agrupados e controlados dentro de um único ambiente, bem como apresentar padrões de interface e identidade visual. A criação é feita com os recursos da plataforma e sua integração é simples e rápida.

Gestão eletrônica de documentos

Outra funcionalidade da plataforma fluig é a Gestão Eletrônica de Documento (ECM). Com ela é possível capturar, gerenciar, armazenar, alterar, preservar e disponibilizar documentos e materiais digitais da empresa. Tudo isso de forma centralizada e segura no sistema.

Para facilitar ainda mais o processo de consulta e identificação de materiais, a plataforma oferece um serviço de busca personalizado e inteligente, garantindo que qualquer item seja encontrado com filtros e palavras-chave.

Gestão de aprendizado à distância

O sistema fluig ainda apresenta uma funcionalidade de Gestão de aprendizado à distância (EAD), ou ferramenta de e-learning, que permite a criação de um projeto de educação corporativa online para seus colaboradores. 

Assim, a empresa pode oferecer treinamentos e conteúdo de aprendizado de forma digital e viabilizar o ensino corporativo de forma remota, com materiais em formatos diversos e processo de avaliação — essa é uma das principais tendências do mercado.

Quais são as vantagens do uso desse sistema?

Além de todas essas funcionalidades citadas o sistema fluig também tem uma série de vantagens, que podem ser exploradas pela sua empresa assim que adotá-lo. Veja as principais abaixo!

Integração

A integração é uma das peças-chave da plataforma fluig, que pode integrar todos os sistemas da organização em um único local. O ERP, o SCM, o CRM, entre outros, que antes necessitavam de plataformas independentes, agora podem funcionar no mesmo local, em sinergia.

Flexibilidade

A autonomia e praticidade do fluig permitem que a empresa seja mais flexível, podendo desenvolver novas soluções que supram demandas específicas da organização, gerando processo mais ágeis e que possibilitem a otimização do trabalho.

Espaço ilimitado

Como utiliza o Cloud Computing, a plataforma fluig tem um espaço ilimitado, de modo que o sistema pode ser útil em diversas situações e para diversos tipos de empresas, sempre trazendo bons resultados.

Mobilidade

Como os dados são armazenados em nuvem, eles podem ser acessados por meio de usuário e senha por qualquer pessoa autorizada, em qualquer local, desde que haja o acesso à internet. Smartphones, tablets, notebooks, entre outros dispositivos podem ser utilizados para acessar o fluig.

Conhecer e entender o que é fluig é importante para os empresários que desejam conquistar todas essas vantagens citadas em suas empresas. Porém, para que a implantação e o uso sejam feitos de forma correta, recomenda-se sempre a busca por uma consultoria especializada em tecnologia.

Redução de erros

A integração de sistemas e possibilidade de desenvolver processos otimizados garante a redução de erros entre os profissionais. Assim, os custos que esses problemas geram são minimizados, trazendo mais agilidade e eficiência para o time.

Além disso, erros causados por integrações manuais de informações também são eliminados, uma vez que a plataforma fluig automatiza essas atividades. Assim, nenhum problema que compromete a segurança e confiança de dados acontece.

Produtividade

Outro benefício gerado pela adoção da plataforma fluig é o aumento da produtividade interna dos profissionais. Isso é resultado da minimização de erros e a possibilidade de automatizar e integrar processos, eliminando a necessidade de que os próprios colaboradores realizem essas atividades.

Dessa forma, os profissionais podem se dedicar totalmente a atividades que fazem parte do core business do negócio, aproveitando melhor seu conhecimento e gerando melhores soluções e entregas para a empresa.

Vantagem competitiva

Por fim, com uma operação otimizada e funcionando de forma eficiente, a empresa ganha vantagem competitiva. Isso porque seus custos são minimizados, erros são eliminados, a produtividade aumenta e o relacionamento com clientes e parceiros e facilitado, garantindo entregas mais atrativas para o mercado.

Como fazer a implantação fluig?

Para adotar a plataforma em seu negócio, é importante contar com a ajuda de uma consultoria fluig, que ajuda no processo de avaliação de suas necessidades e implantação das funcionalidades de forma eficiente. 

A instalação dos módulos escolhidos é feita de forma prática e rápida em cada dispositivo utilizado, se resumindo a um pacote de instalação disponibilizado no Portal de Clientes, que só é acessado por uma empresa contratante do serviço. 

Dentro do arquivo de instalação estão dispostos todos os softwares, documentos e componentes necessários para a utilização das funcionalidades escolhidas — como assinaturas digitais e servidores de indexação e visualização.

Como funciona a consultoria Totvs Fluig?

Uma consultoria Totvs Fluig é uma empresa especializada no sistema fluig e todas as suas funcionalidades. Assim, sua contratação tem como objetivo ajudar no processo de adoção e uso da solução, o que inclui:

  • mapeamento da operação da empresa;

  • identificação das necessidades do negócio;

  • escolha dos módulos e funcionalidades fluig;

  • implementação e personalização da solução escolhida;

  • adaptação dos profissionais para o novo cenário da organização;

  • treinamento das equipes;

  • manutenção e atualização dos módulos.

Nesse sentido, utilizar a ajuda de uma consultoria Totvs Fluig proporciona uma série de benefícios para qualquer organização, como a aceleração do processo de implementação e garantia de que a solução escolhida está de acordo com as necessidades do negócio.

Além disso, a consultoria pode ser mantida como um parceiro de longo prazo, sendo utilizada para atualizar treinamentos, bem como implementar atualizações nos sistemas, garantindo que a empresa sempre tenha as versões recentes de seus módulos e aproveite novas funcionalidades e possibilidades da plataforma. 

Como a Compila pode ajudar?

A Compila é uma empresa de consultoria em tecnologia, especializada em produtos e soluções da TOTVS, como a plataforma Fluig. Com mais de 9 anos de experiência, ela apresenta conhecimentos e ferramentas para facilitar e otimizar o processo de implantação do sistema, customização da solução e atualizações, bem como preparar seus colaboradores para lidar com as mudanças dessa atividade.

Fica evidente que a fluig é uma ferramenta completa que otimiza e facilita a atuação de qualquer empresa no mercado. Entretanto, para aproveitar melhor os seus benefícios e investir nas funcionalidades corretas, é indicado buscar por uma consultoria que acompanha seu negócio no processo de adoção e implementação da solução.

Ficou interessado e quer falar com um de nossos consultores? Então, entre em contato conosco e comece seu projeto de consultoria Totvs Fluig!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This