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O que é Business Process Management e por que aplicar?

Business Process Management

A Gestão de Processos de Negócio (BPM, sigla em inglês para Business Process Management) é uma prática de administração empresarial que se concentra em sistematizar e simplificar os processos individuais e complexos da organização, tanto internos quanto externos. A fim de garantir que uma empresa opere de forma sincronizada, eficiente e ágil, é necessário otimizar, alinhar e integrar seus processos. Foi dessa perspectiva que surgiu a disciplina de BPM.

Neste artigo, você terá a oportunidade de aprender os aspectos mais importantes sobre Gestão de Processos de Negócio. Vamos nessa?

O que são processos de negócio?

Basicamente, os processos de negócios consistem em um conjunto de atividades que podem ser realizadas por pessoas ou máquinas, com o objetivo de entregar valor aos clientes. É importante destacar que essas atividades devem estar conectadas para resolver um problema específico.

Existem três tipos de processos de negócios: primários, suporte e administrativos. Os processos primários são os mais importantes, pois agregam valor diretamente ao cliente e, por vezes, extrapolam os limites da organização. Por outro lado, os processos de suporte fornecem apoio a outros processos, mas não têm contato direto com o cliente. Finalmente, os processos administrativos coordenam as atividades dos processos anteriores para buscar eficiência e eficácia.

Os processos de negócios geram mais valor para o cliente quando há uma abordagem de ponta a ponta, que integra as diversas áreas da organização. A modelagem de processos pode ser realizada por meio da disciplina de BPM, utilizando a representação gráfica de todas as etapas e a criação de um fluxo de trabalho completo. É crucial que essa modelagem seja facilmente compreendida por todos os envolvidos.

E o que é, afinal, o Business Process Management?

Business Process Management

BPM, ou Business Process Management, é uma disciplina gerencial focada em aprimorar o desempenho dos negócios por meio do design, modelagem, execução, automação, medição, controle e otimização de processos em uma organização. Seu objetivo é integrar as estratégias e objetivos da empresa com as necessidades e expectativas dos clientes, por meio de uma abordagem de ponta a ponta dos processos de negócios.

O BPM engloba diferentes aspectos, como estratégias, cultura, estrutura organizacional, funções, políticas, métodos e tecnologia, para analisar, projetar, implementar, gerenciar, transformar e estabelecer a governança dos processos. De acordo com o BPM CBOK®, o BPM é uma disciplina de gestão que busca integrar todos esses elementos para melhorar o desempenho dos negócios de forma abrangente.

Além disso, é preciso reforçar que o Business Process Management pode ser aplicado em várias áreas da empresa, como marketing, vendas, financeiro e Recursos Humanos. 

Como funciona o Business Process Management na prática?

Agora que você já sabe o que é o Business Process Management, está na hora da gente entender como ele funciona na prática. Para isso, vamos abordar alguns aspectos que contribuirão para uma melhor compreensão do conceito de BPM.

Prática constante

BPM é uma prática empresarial que busca indiretamente agregar valor aos clientes por meio da coordenação de processos individuais, considerando tanto sua totalidade quanto às atividades inter-relacionadas.

Otimização de processos

BPM tem como objetivo aprimorar os processos, não se limitando simplesmente a executá-los corretamente. Automatizar um processo, por exemplo, não é sinônimo de otimização do processo em si, mas sim da forma como ele é executado. O BPM abrange muito mais do que isso.

Análise dos processos empresariais como um todo

O Business Process Management envolve tanto uma análise individual quanto geral dos processos. É importante otimizar cada processo individual, mas é igualmente relevante considerar que todo processo é parte de um sistema e deve ser avaliado integralmente para obter bons resultados em todo o negócio.

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Por que aplicar o Business Process Management na empresa?

Existem muitas vantagens de aplicar o Business Process Management na empresa, isso porque essa prática pode agilizar a maioria dos processos empresariais, tornando as operações mais eficientes e produtivas.

Abaixo separamos as principais vantagens que o BPM traz para a sua rotina. 

Controle de processos complexos

O Business Process Management é uma prática que ajuda a obter controle sobre processos complexos, evitando erros e desperdício de tempo e recursos.

Compreensão global da organização

O BPM fornece uma visão completa de todos os processos na organização, permitindo uma melhoria contínua e integrada.

Processos mais ágeis

A análise completa dos processos e a criação de estratégias para cada um como parte de uma engrenagem, proporciona maior agilidade não só nos processos, mas em toda a empresa.

Operações eficientes

O gerenciamento de processos de negócios de ponta a ponta leva a operações diárias mais eficientes e um fluxo de trabalho mais claro e fácil de seguir.

Conquista de objetivos

Com melhor controle de processos e operações mais eficientes, é possível atingir objetivos cada vez maiores, contribuindo para o crescimento organizacional.

Transformação digital

O Business Process Management é uma das práticas mais relevantes para a transformação digital, que se baseia na otimização dos processos.

Otimização de operações confusas

Com o BPM é possível identificar e otimizar operações confusas que muitas vezes não são melhoradas simplesmente porque sempre foram feitas dessa forma, melhorando a produtividade do negócio.

Monitoramento constante

O monitoramento frequente do processo e suas partes individuais é fundamental para garantir o bom desempenho dos processos, e o Business Process Management proporciona esse acompanhamento constante.

Quais são as diferentes abordagens de Business Process Management?

Business Process Management

Existem três principais enfoques para Business Process Management, dependendo de seu propósito.

1. BPM orientado para integração

Nesse tipo de BPM, o objetivo é integrar processos que envolvem sistemas existentes, como CRM, ERP, entre outros, para criar processos mais ágeis e dinâmicos.

2. BPM orientado para pessoas

Esse tipo de BPM se concentra em processos que são executados por pessoas e geralmente envolvem vários estágios. O objetivo é criar uma interface simples e intuitiva que agilize esses processos.

3. BPM orientado para documentos

Essa abordagem de gerenciamento de processos de negócio é necessária quando os documentos são a base do processo, e o objetivo é automatizar várias tarefas no fluxo de trabalho.

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Como ter uma boa ferramenta de BPM?

Se você já percebeu como o BPM pode mudar sua vida na empresa, está na hora de saber como uma boa ferramenta conta na hora de implementar essa prática na organização. Por isso, separamos as principais características que um sistema desses deve ter, tais como:

  • Capacidade de integração com outros sistemas;
  • Métricas de desempenho dos processos;
  • Bom suporte;
  • Acessibilidade;
  • Relatórios e gráficos;
  • Compatibilidade com a cultura da empresa;
  • Capacidade para grande quantidade de dados;
  • Bom custo-benefício.

Além disso, uma boa ferramenta deve possibilitar a importação de arquivos de sistemas legados, controle de visibilidade e integração com outros módulos. Para conhecer uma plataforma que tenha tudo isso, como a Fluig, trabalhada pela Compila, leia aqui este artigo

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