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O que minha empresa perde sem consultoria em tecnologia?

O advento da Transformação Digital trouxe novos desafios para as empresas que atuam no mercado. Entre eles, está a necessidade de adotar novas tecnologias em sua estrutura de gestão de forma eficiente e otimizada. Para lidar com isso, muitas optam pelo uso de uma consultoria em tecnologia.

Essas empresas atuam como parceiras do negócio, otimizando todo o processo de adoção e implementação de novas tecnologias e sistemas automatizados, garantindo que o investimento realizado tenha o melhor retorno possível.

Entretanto, mesmo com benefícios claros, algumas empresas ainda acreditam que este processo de mudança pode ser deixado de lado, ou feito de forma interna, sem ajuda de profissionais especializados no assunto — decisões trazem resultados que comprometem sua competitividade no longo prazo.

Pensando nisso, colocamos abaixo o que acontece com a falta de uma consultoria em tecnologia, mostrando a importância desse parceiro para o sucesso do seu negócio. Acompanhe!

Maior gasto nos investimentos em tecnologia

Um dos principais benefícios do uso de uma consultoria em tecnologia é a possibilidade de investir de forma eficiente, adotando inovações e mudanças que realmente fazem sentido para o negócio, ou seja, que contribuem para a otimização de suas estruturas e entrega de melhores resultados no mercado.

Sem essa visão externa, é comum que a área de TI e os investimentos feitos em novos sistemas e processos sejam realizados com menor eficiência, uma vez que eles não conhecem com profundidade todas as novidades e tendências do mercado. Aqui, as chances de algo sair errado são maiores, tanto na escolha, como no processo de implementação.

Outro fator que aumenta os gastos de ações realizadas sem a ajuda de uma consultoria é a questão de mão de obra para realizar esse processo. Normalmente, é preciso ter um time dedicado para a escolha e implementação de novas tecnologias. Sendo assim, quando feito de forma interna, é necessário tomar tempo dos colaboradores atuais ou fazer novas contratações — mesmo que temporárias.

Atraso na adoção de tendências

Uma característica da transformação digital do mercado é que os surgimentos de novas tecnologias e avanços na inovação acontecem numa velocidade cada vez mais acelerada. Esse cenário torna difícil para os profissionais do setor de TI manterem suas atividades e aprenderem constantemente sobre as novidades e tendências.

Nesse sentido, exigir que esse time se mantenha sempre atualizado e entenda de tudo que acontece no mercado resultaria em profissionais cansados, estressados e pouco produtivos. O ideal é que eles foquem em seu trabalho, contribuindo para o core business do negócio e dominem conhecimentos que fazem sentido para sua atuação.

Por esses motivos, a contratação de uma consultoria em TI se torna estratégica em momentos de mudanças na estrutura e adoção de novas tecnologias que trazem grande impacto nos resultados da organização — como um sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning), CRM (Customer Relationship Management) ou migração para ambientes em cloud, por exemplo.

Processos não otimizados

Um erro muito comum no mercado é acreditar que o processo de implementação de um novo sistema ou tecnologia pode ser feito de qualquer forma, e que e importante mesmo é a solução. Na realidade, se sua adoção não for feita de forma correta, o aproveitamento de suas funcionalidades e resultados também não será.

O ideal é que a atualização dos processos seja feita de forma bem planejada, com um cronograma que envolve implementação de estruturas, preparo dos colaboradores, coleta de dados de análise e avaliação dos resultados ao longo dessa transição. Essas atividades não são simples e devem ser feitas por profissionais especializados para que não ocorram erros que comprometem seus resultados.

As consultorias em TI também contribuem para encontrar processos que precisam ser otimizados para que o funcionamento da gestão seja melhorado. Isso ocorre por meio de um mapeamento das operações da empresa e uma comparação do desempenho da situação atual com as possibilidades disponíveis no mercado.

Baixa produtividade da equipe

A qualidade do ambiente de trabalho contribui diretamente para o aumento ou queda na produtividade dos colaboradores. Nesse sentido, é importante que a área de gestão de pessoas da empresa invista em fatores que melhorem as condições para atuação de seus profissionais, entre elas, ter uma estrutura de TI moderna e otimizada.

Para isso, é importante que os computadores sempre estejam atualizados, servidores e internet funcionem sem lentidão e os softwares tenham capacidade para atender suas demandas. Essas garantias devem ser feitas pela área de TI da empresa, colocando mais uma responsabilidade para esse time.

Uma consultoria em TI pode ajudar nesse problema. Em seu mapeamento, o parceiro pode identificar quais processos e sistemas não estão funcionando como devem, causando problemas na atuação do time, e então, determinar quais as melhores soluções para cada problema levantado — melhorando assim, a produtividade geral.

Segurança fragilizada

Uma das principais preocupações trazidas com a digitalização das empresas é a questão da segurança de dados. Crimes cibernéticos e vazamento de informações confidenciais são ameaças reais que devem ser colocadas como prioridade em toda construção e mudança na infraestrutura de TI da empresa.

Por esse motivo, é essencial que o time de TI tenha completo conhecimento e habilidade para avaliar e adotar as melhores práticas de segurança para a empresa. Isso inclui a garantia de atualizações constantes de sistemas, banco de dados, antivírus, softwares de proteção e firewall, bem como monitoramento da operação e políticas de backup.  

Essas atividades podem ser realizadas de forma interna ou por uma consultoria de TI. Esse parceiro tem vantagem por ser especializado no assunto, dotado das melhores práticas e ferramentas de proteção, que reduzem os riscos de problemas para a empresa.

Perda de competitividade no mercado

Por fim, fica evidente que empresas que não adotam a parceria com uma consultoria em TI têm muito a perder e, no longo prazo, tendem a reduzir sua competitividade no mercado. Isso acontece porque os processos não são otimizados, os riscos são maiores e a produtividade da equipe é menor comparada ao mercado.

Neste sentido, é muito importante considerar o investimento nessa parceria, garantindo que o negócio vai manter um desempenho de qualidade em sua atuação. Para isso, é importante encontrar uma consultoria em TI de confiança, que tenha referências de sucesso e atenda as necessidades do seu negócio.

O ideal é fazer um bom planejamento, buscar por um parceiro que tenha experiência de mercado e tomar sua decisão com base em custo-benefício do projeto. Essa é uma parceria de longo prazo e preço não pode ser seu único decisor. 

Agora que você sabe o que uma empresa perde sem consultoria em tecnologia, você acha que é o momento de investir? Então entre em contato com a Compila, especializada no assunto, e comece seu projeto!

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